Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

23 de julho de 2025

Peregrinos de Esperança, fiéis da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano celebraram o jubileu de 60 anos no Santuário Nacional de Nossa Senhora

22/07/2025 . Notícias da Diocese

A Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, em peregrinação à casa da Mãe Aparecida, celebrou, no último final de semana, seu jubileu de 60 anos de ereção canônica.

Na sexta-feira, dia 18 de julho, Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo diocesano, às 16h, presidiu a Santa Missa, reservada aos clérigos, na Capela dos Apóstolos, localizada no interior do Santuário Nacional, atrás do nicho onde fica exposta para veneração a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

No sábado, dia 19 de julho, unidos a tantos outros peregrinos de diversos lugares, muitos fiéis diocesanos, no interior do Santuário Nacional, celebraram a Santa Missa pelos 60 anos de ereção canônica de nossa Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano. A missa foi presidida por Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo diocesano, assistida por alguns diáconos permanentes e concelebrada por diversos sacerdotes de nossa diocese. Também se fizeram presentes alguns seminaristas, que representaram nosso seminário diocesano. Na procissão de entrada, Pe. Ueliton Neves da Silva, membro do clero diocesano, conduziu a imagem de Nossa Senhora Aparecida e a entronizou no presbitério. A missa, celebrada as 09h, foi transmitida ao vivo pela TV e Rádio Aparecida.

Dom Marco Aurélio, logo no início da missa, dirigindo-se a todos os romeiros, saudou, muito especialmente, todos os fiéis diocesanos, incluindo aqueles que acompanharam essa celebração festiva em diversos lugares, sobretudo, no território de nossa diocese. Ressaltou a alegria e esperança que emanaram de todos, unidos pelos desígnios da fé.

Após a missa, todos os fiéis se dirigiram para a Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, local onde foi celebrado um momento mariano. Pe. Ueliton Neves, organizador diocesano da romaria, acolheu a todos com alegria, citando as paróquias, clérigos e seminaristas presentes. Dom Marco Aurélio manifestou a alegria de celebrar este momento ímpar e, tendo entronizado, na Tribuna, a imagem de Nossa Senhora, dirigiu-se a todos que, com fervor, se encontraram para agradecer o patrocínio da Virgem Aparecida ao longo dos 60 anos de missão e evangelização em nossa diocese, recordando aqueles que já nos precederam na eternidade.

Diante da imagem de Nossa Senhora Aparecida rezamos o Santo Terço, os Mistérios Gozosos. A oração foi conduzida por Dom Marco Aurélio e pelos padres Ueliton, Pascifal, Márcio Rodrigo, Hideraldo e Gustavo. Ao final, Dom Marco Aurélio agradeceu mais uma vez a todos, recordando que anualmente nossa diocese se faz presente na Casa da Mãe Aparecida. Após a consagração a Nossa Senhora e bênção final, concedida pelo nosso bispo diocesano, registramos esse momento com uma foto oficial.

Sem dúvida alguma, foi mais um momento marcante na vida da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano em seus 60 anos de história. Era perceptível a alegria e satisfação no rosto de cada peregrino, correspondendo ao chamado do seu pastor. Todos comprometidos com a missão, colocam-se sempre a caminho, testemunhando a força vital de uma diocese que, há 60 anos, se consolida pela graça e misericórdia do Cristo ressuscitado, na busca da conversão e na construção do Reino de Deus.

Continuemos como peregrinos de esperança, anunciando a Boa Nova e semeando o amor.

Gratidão a todos que se fizeram presentes nesta romaria. Nossa romaria acontece anualmente no terceiro final de semana de julho. Em 2026, acontecerá entre os dias 17 e 19 de julho, sendo que a missa da romaria será no dia 18, sábado, às 09h. Já organize sua caravana e vamos juntos, em 2026, peregrinar à Casa da Mãe Aparecida.