Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

25 de junho de 2025

Catedral Diocesana Nossa Senhora do Rosário: Solenidade de Apresentação do Brasão de Armas, Visitação da Imagem Peregrina e Projeto de Reforma da Capela do Santíssimo

24/06/2025 . Notícias da Diocese

Na última quinta-feira, 19 de junho, solenidade de Corpus Christi, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Sé-Catedral da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, vivenciou importante momento de fé e renovação com o lançamento de três significativas iniciativas em contemplação ao jubileu de 200 anos da paróquia: a apresentação do novo brasão da Sé Catedral, a inauguração do projeto e abertura das inscrições da visitação da Imagem Peregrina de Nossa Senhora do Rosário, e a apresentação do projeto de reforma da Capela do Santíssimo Sacramento da Catedral.

Compuseram a mesa solene, nosso Bispo Diocesano, o Excelentíssimo Reverendíssimo Dom Marco Aurélio Gubiotti; o Reverendíssimo Padre Adriano Mendes de Pinho, o cura da Catedral, nosso pároco; Reverendíssimo Padre José Ricardo dos Santos, clérigo desta Diocese e o Reverendíssimo Diácono Paroquial Júlio Maria Ferreira.

Novo Brasão: identidade, história e fé

Durante a solenidade foi apresentado à comunidade o novo brasão da paróquia, elaborado pelo heraldista Padre Victor Mattos, da Diocese de Garanhuns (PE). A composição traz elementos que representam a história e a espiritualidade da comunidade: o Pico do Cauê, símbolo da força e identidade itabirana; o manto azul triangular de Nossa Senhora Aparecida padroeira da Diocese; a coroa e o rosário, que expressam a devoção mariana tão presente na vida da comunidade, a primeira paróquia da região consagrada à Nossa Senhora do Rosário desde seu nascimento.

O brasão também conta com a mitra e o báculo, símbolos do ministério episcopal, destacando a essência da Paróquia, Sé Catedral, como sede da Diocese e referência espiritual para toda a região. “O brasão representa quem somos: um povo que carrega o terço nas mãos, que tem fé e raízes profundas nesta terra”, destacou o padre Adriano Mendes de Pinho, pároco da Catedral.

DESCRIÇÃO HERÁLDICA E SIMBÓLICA
Brasão Paroquial da Sé Catedral de Nossa Senhora do Rosário
Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano

Descrição Heráldica:

Brasão eclesiástico para paróquia composto por cruz processional em jalde sob a qual repousa escudo eclesiástico, em asna, tendo seus entalhes florais em jalde. Em chefe, em campo de goles, encontra-se uma cruz processional, em jalde, entrecruzada a um báculo, em jalde, onde repousa uma mitra, com detalhes em jalde e fundo em argente. Em asna, em campo de blau, uma coroa francesa ornada com flores-de-lis, em argente, circundada por um terço/rosário em argente. Em flanco direito e esquerdo, uma cadeia de montanhas, ao natural, em campo de argente. Na base do escudo encontra-se listel, em argente, onde estão inscritos, em sable, a divisa: “Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Sé Catedral”.

Descrição Simbólica:

  1. Cruz processional de cor dourada: A cruz processional é um artefato heráldico obrigatório nos brasões paroquiais. Ela, que abre e encerra as celebrações eucarísticas, aparece como símbolo maior daquele a quem adoramos e servimos, nosso Senhor Jesus Cristo, e por isso, é o primeiro elemento descrito, pois, por excelência, mostra-nos o Cordeiro Imolado e recordando-nos sua Divina Encarnação, sua Paixão e Morte Redentora e sua Gloriosa Ressurreição.
  2. Escudo:
    • Moldura de cor dourada: A moldura escolhida para o repouso do escudo é de tradição eclesiástica, isto é, traz características artísticas próprias para brasões paroquiais. Esta moldura orna o brasão como adorno substancialmente importante na composição da obra, pois nos lembra de que todos nós, como cristãos, nação santa e sacerdotal em Cristo Jesus, devemos sempre adornar, espiritualmente, com nossas orações, súplicas e louvores o Trono de Deus Pai;
    • Em chefe, campo de cor vermelha: simboliza o fogo da caridade inflamada no coração pelo Divino Espírito Santo, que a inspira Paróquia na sua missão de cuidar, nutrir e conduzir o rebanho que dela faz parte;
    • Ornatos exteriores de Sé Diocesana:A mitra unida a cruz processional e báculo entrecruzados são encontrados, na heráldica lusitana, como ornatos exteriores de um Brasão Diocesano. Aqui, inseridos dentro do escudo, simbolizam que nesta Paróquia está a Catedral Diocesana de Itabira-Coronel Fabriciano, de onde, por mercê de Deus, Seu Bispo pastoreia toda a Diocese;
    • O triângulo de cor azul associados a coroa e ao rosário na cor prata: simbolizam a Virgem Maria, Mãe de Jesus Cristo, que nesta Paróquia encontra especial menção: seja como Padroeira originária da Cidade de Itabira (coroa e rosário), seja como Padroeira da Diocese (triângulo azul na forma do manto de Aparecida);
    • A Cadeia de montanhas de cor verde: simbolizam as cadeias de montanhas que formam os principais aspectos geofísicos da cidade de Itabira, com especial menção ao extinto Pico do Cauê;
    • O céu de cor prata: Simboliza a vitória do Ressuscitado sobre a morte que consuma a redenção da humanidade e a insere na glória de seu Criador;
  3. O Listel de cor prata: Listel é uma fita que harmonicamente é enlaçada na base da moldura deste escudo e que traz inscrito em si, em cor preta: “Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Sé Catedral”. Serve apenas como demonstrativo, isto é, divisa que apresenta de forma geral a quem pertence o brasão em questão.

Aos 19 de junho de 2025, Solenidade de Corpus Christi, pela autoridade concedida pela Santa Igreja, o Padre Adriano Mendes de Pinho, Pároco, tomba para a posterioridade o brasão de armas, como referência simbólica e oficial da Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Sé Catedral de Itabira-Coronel Fabriciano, estado de Minas Gerais.

Imagem Peregrina: a visita da Mãe, padroeira de Itabira aos lares

Foi lançado também, pelos Festeiros do Rosário 2025, os senhores Eduardo Moraes e Isabela Guimarães, o projeto de visitação da Imagem Peregrina de Nossa Senhora do Rosário, que irá percorrer os lares itabiranos entre os dias 09 de julho e 08 de outubro de 2025, como preparação espiritual para a Novena e Festa da Padroeira. Serão inúmeras famílias inscritas, e a imagem permanecerá 24 horas em cada residência, levando consigo a inscrição: “Aonde essa imagem chegar, nenhum mal acontecerá.”

A cada semana, sete famílias serão enviadas ao final da Missa das quartas-feiras na Catedral. Ao término desse período, a imagem retorna para ser enviada às famílias seguintes, até completar o roteiro. Os festeiros da Festa do Rosário ficarão responsáveis por entrar em contato com os inscritos, repassando orientações e acompanhando o cronograma da visitação.

Verdadeiro tempo de graça e acolhimento, que marca de forma especial o caminho até a Novena e Festa da Padroeira desta paróquia bicentenária e desta cidade.

Com a Virgem do Rosário, somos peregrinos de esperança.

Capela do Santíssimo: tradição e renovação

Na mesma ocasião, foi apresentado o projeto de reforma e revitalização da Capela do Santíssimo Sacramento, primeira etapa de um plano mais amplo de renovação da Catedral. A proposta respeita as características arquitetônicas originais do templo, de estilo modernista com tijolos aparentes, e está sendo conduzida pela arquiteta Paula Costa, itabirana, especialista em arquitetura sacra.

Os ícones da capela serão produzidos pela artista plástica Maria Fonseca, em um trabalho marcado pela espiritualidade e simbolismo litúrgico. A reforma contempla ainda melhorias na nave principal, na calçada de acesso e na cripta que abriga os bispos diocesanos. “Nada no projeto é apenas decorativo. Cada elemento tem um significado e um propósito litúrgico”, explicou o padre Adriano, reforçando que a obra é fruto da fé e da generosidade do povo itabirano.

Confira imagens do belíssimo projeto de reforma.

Às 17h, com a Catedral Diocesana preenchida de fiéis, foi celebrada a Santa Missa Solene de Corpus Christi, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Marco Aurélio Gubiotti, concelebrada pelo Padre Adriano, pároco, e pelo Padre José Ricardo que colabora com a paróquia durante a ausência dos nossos padres em peregrinação para o Jubileu dos Padres.

Em sequência a solene procissão do Santíssimo Sacramento, com a presença dos Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia e acompanhados da banda Euterpe Itabirana.