Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

01 de julho de 2025

Habemus Papam!

09/05/2025 . Notícias da Igreja

O Espírito sopra onde quer e conduz a Igreja pelos caminhos da história.

Desde o início do Conclave, no dia 07 de maio de 2025, acompanhamos com intensas orações o processo de eleição do novo Pontífice, acreditando piamente na ação do Espírito Santo, iluminando os Cardeais para um justo discernimento quanto ao futuro pastor supremo da Igreja. Na última quinta-feira, 08 de maio de 2025, fomos surpreendidos com a eleição do Cardeal Robert Francis Prevost como o novo Romano Pontífice. Sua eleição ocorreu no segundo dia do Conclave, no quarto escrutínio. Um norte-americano, de Chicago, foi escolhido para ser o sucessor de Pedro.

Grande parte de sua vida missionária foi dedicada ao Peru, onde atuou por mais de uma década, em comunidades marcadas pela pobreza e pela simplicidade do povo. Como bispo, destacou-se por sua espiritualidade agostiniana, marcada pelo lema “In Illo uno unum” – “No Único, sejamos um”, retirado de um sermão de Santo Agostinho sobre a unidade no Cristo. Sua ação pastoral foi sempre pautada pela escuta, proximidade com o povo e forte zelo pela formação dos futuros presbíteros e religiosos. Como prefeito do Dicastério, acompanhou o Papa Francisco em diversas viagens internacionais e participou ativamente das sessões do Sínodo sobre a Sinodalidade. Nomeado membro de diversos dicastérios, demonstrou a confiança depositada nele pelo Papa Francisco.

Ao ser eleito Papa, o Cardeal Robert Francis Prevost escolheu o nome de Leão XIV, evocando os traços de firmeza doutrinal e abertura pastoral que marcaram também Leão XIII, autor da encíclica Rerum Novarum. O nome pontifício escolhido remete à tradição da firmeza e do diálogo pastoral, como o foi Leão XIII, grande articulador da Doutrina Social da Igreja. Assim sendo, o novo Papa assume a missão de assume a missão de conciliador para unir doutrina e pastoral, que não opõe ser ao fazer, espiritualidade à caridade operosa, teoria à prática, tradição à renovação, oração à vida, fé às obras, Deus ao próximo. Ressoou para o mundo e acordou nossa esperança o que proclamou com autoridade pastoral: “o mal não prevalecerá!”

As primeiras palavras do Papa Leão XIV revelaram para o mundo inteiro um desejo de continuidade no caminho sinodal proposto por seus antecessores e de proximidade com os povos, especialmente os mais vulneráveis. Na Praça São Pedro recordou sua missão com palavras de humildade: “Sinto-me pequeno diante de tão grande responsabilidade, mas confio na graça de Deus e nas orações do povo fiel. Como dizia Santo Agostinho: convosco sou cristão, para vós sou bispo.”

A Diocese de Itabira-Cel. Fabriciano manifesta profunda alegria e afeto filial diante pela chegada do novo Pontífice, reiterando o espírito de comunhão que une a Igreja particular de Itabira-Coronel Fabriciano à Sé de Pedro. Queremos, como peregrinos de esperança, construir o caminho de paz, de sinodalidade, de diálogo fraterno e de acolhimento de todos, juntos ao Sumo Pontífice, construindo pontes. A trajetória do novo Papa sinaliza que ele é portador das qualidades necessárias para o pastoreio petrino, no contexto atual da Igreja e das sociedades contemporâneas, e fará reluzir a Boa Nova do Ressuscitado, geradora de vida em abundância para todos.

Dentre os muitos atributos do novo Papa, destaca-se: sua experiência missionária concreta no sul global (América Latina); sua formação sólida em teologia e administração; sua proximidade com o Papa Francisco e sua visão pastoral; sua capacidade de diálogo e escuta, especialmente com as conferências episcopais; sua reputação de prudência, equilíbrio e espírito reformador sem ruptura. Em um momento em que a Igreja busca equilíbrio entre continuidade e renovação, o Papa Leão XIV parece representar uma síntese entre tradição e abertura, entre doutrina e escuta pastoral.

Seu pontificado poderá ser marcado por um forte engajamento social, pela defesa dos pobres, por um diálogo firme com a modernidade — sem abandonar a integridade da fé católica. Seu nome pontifício remete à imagem de coragem, firmeza e autoridade espiritual — algo que esperamos ver em um tempo de muitos desafios. Com o olhar voltado ao mundo, aos pobres, às periferias e à evangelização, seu pontificado promete continuidade com renovação — e sinaliza que o Evangelho continua sendo a chave para enfrentar os desafios da modernidade com esperança cristã.

Oremos agradecidos, jubilosos por esta dádiva que Deus nos dá, pelo novo sucessor de Pedro, pelo seu ministério que se inicia no meio de nós, no coração deste tempo tão plural, buscando a unidade doutrinal com diversidade pastoral, com coragem missionária e sobriedade institucional, na escuta sinodal com clareza evangélica.

Desejamos caminhar em profunda comunhão com seu ministério, com espírito sinodal, e rogamos as intercessões da Beatíssima Virgem Maria, Nossa Senhora Aparecida, de São José, Patrono da Igreja, para o Papa Leão XIV promover uma evangelização com amplo alcance nas questões da realidade sócio-histórica, e em especial, na dos mais necessitados, como verdadeiro pastor segundo o coração de Cristo.

Bem-vindo, Papa Leão XIV! Nossa Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano o acolhe com o coração aberto, repleto de esperança.

Na esperança, caminhemos juntos como peregrinos.

Itabira, 09 de maio de 2025.

Pe. Ueliton Neves da Silva
Assessor Diocesano de Comunicação
Chanceler do Bispado