24 de outubro de 2024

Dia Nacional da Juventude 2024 na Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano: Juventudes na Cultura do Encontro!

23/10/2024 . Notícias da Diocese

Em tempos de sinodalidade, o caminhar juntos, o saber escutar, o dar as mãos, viver em comunhão, é algo cristão, somos Igreja, não caminhamos sozinhos, isolados, mas somos irmãos, membros de um mesmo e único corpo, o Corpo Místico de Cristo que é a Igreja. Nosso maior desejo é de promover um trabalho em conjunto e feito em prol da unidade e da comunhão em nossa Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano.

Unindo todas as expressões juvenis, buscamos promover a PASTORAL JUVENIL, percebendo a necessidade de valorizar “a diversidade das expressões juvenis, no contexto eclesial, bem como incentivar e promover a unidade das forças existentes em prol da mesma evangelização. Reconhecer a diversidade é reconhecer, também, as suas organizações e contribuições para a missão comum da Igreja” (Doc 103 da CNBB).

Celebrando a Festa das Juventudes, em comunhão com toda a Igreja no Brasil, a Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano realizou, no último sábado,19 de outubro, o Dia Nacional da Juventude (DNJ). Este ano o encontro aconteceu na Paróquia São Sebastião, em Dionísio, região pastoral 2 desta nossa Diocese. O evento acolheu jovens de diversas expressões juvenis, pastorais e movimentos das três regiões pastorais, reforçando a importância da união e da comunhão entre todos.

Perpetuando o tema da Campanha da Fraternidade 2024, o DNJ deste ano trouxe como tema “Juventudes na Cultura do Encontro!” e “O diálogo nos aproxima e ajuda na construção de um mundo novo: ‘Onde quer que permaneças, permanecerei contigo’.” (Rt 1,16). O lema proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) busca promover um diálogo profundo entre os jovens e a Igreja, destacando a importância da Cultura do Encontro como um meio de aproximação, compaixão e construção de pontes entre todos.

A programação do DNJ, que começou às 8h, contou com momentos de acolhida e café, seguido por um Momento Mariano, gincana, onde uma das tarefas foi a visita às tendas temáticas: Comissão das Pastorais Sociais, Comissão do Meio Ambiente, Comissão Missionária, Comissão Bíblico-Catequética, Comissão de Movimentos Eclesiais, Serviço de Animação Vocacional (SAV), História dos DNJs, e História da Diocese. Houve também uma apresentação teatral da Comunidade Cordeiro de Deus, seguida de um almoço, e um show da Comunidade de Deus. A tarde foi marcada pela caminhada pela paz, seguida de adoração e bênção do Santíssimo Sacramento.

O evento se encerrou com a Santa Missa, presidida por Dom Marco Aurélio Gubiotti, nosso bispo diocesano, concelebrada por sacerdotes na assistência dos diáconos permanentes.

O DNJ 2024 foi, mais uma vez, uma grande manifestação da alegria da missão juvenil, por fazer parte da Igreja e por viver na unidade diocesana. Foi um momento especial de encontro das juventudes, reforçando o compromisso de que “todos sejam um em Cristo Jesus”.