1965 – 2025
“Eis o povo redimido que caminha na esperança e na fé;
Povo eleito e missionário: pés no chão e os olhos fitos no Senhor!” (At 1,9-11).
A Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano vivencia de modo intenso e com profundidade, sob a maternal intercessão da Santa Virgem Maria, mãe de Deus e nossa mãe, as alegrias das celebrações do seu Ano Jubilar diante das graças que o Senhor nos concedeu ao longo de todo este tempo de missão e lança, por este ato, oficialmente, o Hino de seu jubileu dos 60 anos.
De composição e harmonia do Pe. José Cândido da Silva, presbítero emérito da Arquidiocese de Belo Horizonte, natural de nossa Diocese, o hino foi gravado no Estúdio Ricardo Gomes, em Belo Horizonte, pelo Coro da Paróquia São Sebastião (BH) composto por Indaiara (Soprano), Lúcia (Contralto), Endrigo (Tenor) e André (Baixo). A programação, baixo, samples, mixagem e masterização é de Ricardo Gomes. A Fundação Francisco Bretas, através da Enilda, foi quem patrocionou a gravação do Hino.
Nossa gratidão ao Pe. Cândido por compor este lindo Hino Jubilar para a nossa Diocese, ao Coro da Paróquia São Sebastião, ao Ricardo Gomes e à Fundação Francisco Bretas pela generosidade de patrocinar a gravação em estúdio.
Cantemos, em todas as nossas comunidades, numa única sinfonia, este belo Hino, e celebremos com fé nossa história missionária e evangelizadora neste sagrado chão de Itabira-Coronel Fabriciano.
Pe. Ueliton Neves da Silva
Assessor Diocesano de Comunicação
HINO DO SEXAGÉSIMO ANIVERSÁRIO DA DIOCESE
ITABIRA-CORONEL FABRICIANO
(Composição e harmonia: Pe. José Cândido da Silva)
EIS O POVO REDIMIDO QUE CAMINHA NA ESPERANÇA E NA FÉ;
POVO ELEITO E MISSIONÁRIO: PÉS NO CHÃO E OS OLHOS FITOS NO SENHOR! (At 1,9-11).
CONHECENDO O AUTOR DA LETRA
Nascido aos 16 de agosto de 1946 em Santa Maria de Itabira, Pe. José Cândido da Silva bem cedo, aos 11 anos, entrou no Seminário Menor da Congregação dos Padres Orionitas, em Belo Horizonte. Na Congregação dos Filhos da Divina Providência completou o ginásio, noviciado, segundo grau em São Paulo, tirocínio em Santa Catarina e curso superior de filosofia e teologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Foi diretor do Seminário Menor e responsável pela Paróquia da Divina Providência, Pampulha, Belo Horizonte. Deixou a Congregação e foi incardinado na Arquidiocese de Belo Horizonte sendo pároco na Paróquia Santíssima Trindade, Gutierrez, e posteriormente na Paróquia São Sebastião, Barro Preto, ambas em Belo Horizonte.
Após obter o Mestrado em Teologia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em Belo Horizonte, e o Doutorado não concluído em Paris, França, Pe. Cândido foi professor de Teologia Sistemática na PUC Minas e Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), ambas instituições de ensino superior em Belo Horizonte, e nos Seminários Arquidiocesanos de Diamantina e Mariana, assim como também na FAJE.
Na Arquidiocese de Belo Horizonte, foi Vigário Episcopal para Comunicação e Cultura, Diretor da Rede Catedral de Comunicação (TV Horizonte e Rádio América), apresentador dos Programas “Questões de Fé” e “Em Diálogo” da Rádio América e TV Horizonte. Compositor de mais de 400 títulos de músicas litúrgicas e, em especial, do Hino da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio de Janeiro em 2013) cantado em mais de 50 idiomas ao redor do mundo.
Pe. José Cândido da Silva tornou-se emérito em 2022 e atualmente reside no município de Santa Maria de Itabira, sua terra natal, Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, onde continua prestando serviços pastorais na Paróquia Nossa Senhora do Rosário e no ambiente acadêmico.
Ver essa foto no Instagram