No terceiro dia da visita Ad Limina Apostolorum, os bispos de Minas Gerais e Espírito Santo iniciaram a manhã desta quarta-feira (19), com a celebração da Santa Eucaristia na Basílica Papal de San Giovanni in Laterano, sob a presidência de Dom Dario Campos (ES). Na sequência, uma série de atividades, como visitas aos dicastérios, marcaram o dia no Vaticano, em Roma.
A primeira visita foi realizada no Dicastério para a Evangelização, que incentiva e orienta o processo de inculturação da Boa Nova de Jesus Cristo, nas diversas culturas e etnias e na evangelização, prestando particular atenção à piedade popular. A apresentação foi realizada por Dom Luiz Fernando Lisboa, com a relatoria de Dom Esmeraldo Barreto de Farias, os bispos foram recebidos pelo Cardeal Luís Antônio Gokim Tagle.
No Dicastério para a Educação Católica, que tem como prefeito o Cardeal Giuseppe Versaldi, o relator Dom Pedro Cunha Cruz e Dom Geovane Luís, destacaram a realidade da Pastoral da Educação nos Regionais, que é entendida como um autêntico compromisso no anúncio do evangelho no mundo da educação, sempre integrando nossos valores culturais com a dimensão religiosa.
O Cardeal Monsenhor Lázzaro You Heung-sik, do Dicastério para o Clero, recebeu os bispos que apresentaram as conquistas e os desafios do Clero, reafirmando a afetiva comunhão e a sintonia eclesial com a Sede de Pedro. O momento contou com apresentação de Dom José Aristeu Vieira e relatoria de Dom Esmeraldo Barreto.
Nas instalações da Rádio Vaticano, aconteceu a última reunião do dia que reuniu os bispos no Dicastério da Comunicação. Com a presença do Prefeito Paolo Ruffini, do jornalista Silvonei José e equipe, destacou-se o trabalho da Pastoral da Comunicação e esforço que tem sido feito para que, em cada diocese, seja organizada a Pascom, assim como em cada paróquia. A formação de agentes de Pascom, a evangelização pós-pandemia e a importância da comunicação pastoral da Igreja do Brasil, foram alguns dos destaques do encontro.