Criação: 24 de maio de 2017
Instalação: 23 de junho de 2017
A Paróquia São João Batista, por dois anos, ficou denominada “Quase Paróquia”, com acompanhamento dos Padres Pascifal e Josimar Nunes. A instalação da Paróquia foi no dia 23 de junho de 2017, com uma missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Marco Aurélio e posse do 1º pároco, Pe. José Geraldo de Melo. Com sua criação, a diocese passa a ser composta por 50 paróquias. Situada no Distrito de Cachoeira do Vale, a paróquia inclui o Bairro Petrópolis e o Distrito de Lagoa do Pau, município de Jaguaraçu. É formada por seis (6) comunidades: Matriz São João Batista, Santo Agostinho e Santa Luzia (Cachoeira do Vale), Santa Rita (Santa Rita), Nossa Senhora Aparecida (Lagoa do Pau) e Sagrado Coração Jesus (Petrópolis).
A região é marcada predominantemente por famílias carentes, muitas pessoas desempregadas ou vivendo de subemprego. Os maiores problemas são: falta de saneamento básico, principalmente na área de Petrópolis e Lagoa do Pau, falta de iluminação pública, ruas não asfaltadas, consumo de drogas e álcool, violência, etc. Povo simples, mas acolhedor. A região é cortada por uma BR, que numa parte cria facilidades, mas ao mesmo tempo traz problemas para os bairros. Há também as empresas, mesmo trazendo alguns transtornos à região, é responsável por trazer empregos para muitas pessoas, o que representa um fator positivo.
A história de Cachoeira do Vale, como aglomerado urbano, antes denominado Cachoeirinha, teve início na década de 1950, com os loteamentos dos terrenos da família Vieira e família João Pedreiro. Alguns anos mais tarde (1957), muda-se para Cachoeirinha a família de Manuel de Assis Bowen (Nelito). Sr. Nelito se empenhou na emancipação política de Timóteo e estruturação de Cachoeirinha, buscando trazer para a vila obras que atendessem aos moradores: Criação da Escola Rural Dr. Rubem Siqueira Maia em 1955, depois denominada “Escola Estadual José Ferreira Maia”; Cartório de Registro Civil de Paz e Notas, em 1976, instalado em 1978, passando a localidade a ser denominada: Distrito de Cachoeira do Vale; Construção da Igreja São João Batista (pequena Capela), iniciada em 1956 e concluída em 1966, em terras doadas pelo Sr. João Pedreiro. Esta Igreja original foi ampliada nos anos 80 e reformada em 2019.
Depois de sua criação, destaca-se alguns avanços: busca de participação, envolvimento nas pastorais, pessoas interessadas em colaborar e abertas para uma caminhada de Igreja. Há muitas Pastorais ou Movimentos presentes nas Comunidades: Catequese, Grupo de Reflexão, SSVP (Vicentinos), Pastoral da Criança, Pastoral do Dízimo, Liturgia, Grupo de Casais, Grupo de Jovens, Terço dos Homens, RCC (Grupo de Oração) e outros pequenos grupos, que precisam ser motivados. O trabalho da Pastoral do Batismo por acolhimento está sendo positivo. O mesmo em ralação à preparação de noivos para o matrimônio. A Comunidade Religiosa das Irmãs da Beneficência Popular, por muitos anos, tem colaborado nas diversas pastorais e serviços sociais em Cachoeira do Vale, junto à Comunidade e famílias.
É marcante na região a presença de muitas famílias/pessoas evangélicas ou de outras religiões, com uma grande quantidade de Templos Evangélicos ou Casa de Oração nos bairros da Paróquia. É positiva a presença de algumas Entidades que atuam na Região, com serviços sociais: Creche, Cenast, AA, Clirec (clínica para dependentes químicos), CRAS, indicando a possibilidade de uma continuidade de trabalho em conjunto com a Comunidade Eclesial.
Para dinamizar as prioridades (diocesana e paroquial), foi reorganizado o Conselho Pastoral Paroquial, criada a EPAP (Equipe Paroquial de Assessoria às Pastorais), equipe de finanças e outros espaços participativos. Temos uma caminhada nova, mas com um grande desejo de avançar, em vista do Reino.