Criação e instalação: 17 de maio de 1993
A Paróquia São Luis Maria de Montfort foi criada em 17 de maio de 1993 por Dom Mário Teixeira Gurgel (Prot. nº 958) e o território foi todo desmembrado da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Carneirinhos, na mesma cidade de João Monlevade. A paróquia São Luis é uma paróquia missionária porque há vinte anos recebeu pela graça de Deus como presente os Missionários Monfortinos. Com a presença deles, os leigos da paróquia vem aprendendo a ser caminheiros na estrada de Jesus. Tendo como o exemplo o missionário de Montfort, que era louco pelo Evangelho.
Os Missionários Monfortinos chegaram na Paróquia no mês de fevereiro de 1993, achando moradia no Bairro Laranjeiras. Os primeiros meses foram de conhecimento da nova realidade e organização das diferentes comunidades com as diferentes pastorais, grupos e movimentos. A primeira Assembléia Paroquial ocorreu em 25 de abril de 1993 e marcou as linhas fundamentais da caminhada da nova Paróquia, de acordo com o livro da Caminhada e as Diretrizes da CNBB. O primeiro pároco foi o Padre Luizinho, incansável organizador. Ele colocou bem claro que a Paróquia não teria uma Igreja Matriz, para valorizar mais a caminhada de todas as comunidades.
O primeiro trabalho de construção foi o da Secretaria Paroquial, que hoje pode ser vista no trevo do Cruzeiro Celeste ao lado da Igrejinha, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora da Estrada. Se em 1993 podíamos contar com três centros principais, cada um com sua própria Igreja e Centro Pastoral (Laranjeiras, Loanda, Cruzeiro Celeste), hoje podemos ver o crescimento das outras comunidades que conseguiram levantar o templo e o Centro Pastoral para a mesma comunidade: Tanquinho, Santo Hipólito, Palmares, Vera Cruz, Senhor Bom Jesus, Novo Cruzeiro, 1º de Maio, Belmonte, Metalúrgico e Nossa Senhora das Graças. Outras comunidades estão se desenvolvendo: ABM, Paineiras, Campos Elísios, Sion, Nova Monlevade. O templo dentro de um bairro é um forte sinal e um lugar onde a comunidade se reúne com prazer para celebrar, conhecer, animar e trabalhar.
Durante estes anos a Paróquia não mediu esforços para a formação de lideranças (com cursos de Teologia para leigos, e outros…) e a organização dos CPCs e CPP. Vale a pena destacar o grande compromisso da Paróquia junto ao Movimento dos sem-casa e das Colônias de Recuperação (Sta Luiza de Marilac e Bom Samaritano) e das famílias mais carentes das nossas comunidades.
Uma grande ajuda na caminhada paroquial é oferecida pelas irmãs, Filhas do Sagrado Coração, tanto na Catequese quando no acompanhamento das pastorais e das colônias de recuperação. Outro bonito projeto desenvolvido na paróquia é o Projeto Arte e Vida, com apoio da Cáritas Diocesana. O projeto envolve crianças e adolescentes carentes oferecendo a eles oficinas de dança, capoeira, bordados entre outros. Desenvolve atividades de resgate dos valores e da cultura das crianças e adolescentes, defendendo a saúde e potencializando as suas forças. A paróquia também está presente no presídio através da Pastoral Carcerária que desenvolve ações junto aos encarcerados, fortalecendo o diálogo junto às famílias através de visitas e orientações. Existem vários outros trabalhos importantes: a Pastoral da Criança que trabalha em atendimento as crianças, gestantes e famílias; Sociedade São Vicente de Paulo que presta serviço de caridade, assistência às famílias carentes, visitas etc; Pastoral da Sobriedade que possui o grupo de auto- ajuda, assistência aos familiares dos dependentes químicos, auxilia os Alcoólicos Anônimos, Nfta, T.A.; Grupo da 3ª idade e Pastoral da Pessoa Idosa com trabalho de fortalecimento da auto-estima da pessoa idosa.
Em 2013, a Paróquia celebrou o Jubileu dos 20 anos da caminhada, com missões, celebrações e vários momentos de encontros fraternos. Ainda é uma “criança”, mas que se comprometeu a construir a “comunidade do amor fraterno”.
Vários padres que já trabalharam na paróquia: Padre Luciano Andreol, Padre Luiz Augusto Stefani, Padre Amílcar José Tavares, Padre Paulo Neves, Padre Norberto Lobo, Padre Gabriel Reys, Padre Léo, Padre Leonardo, Padre José Cláudio Oliveira, Padre Gianluigi Scudeletti, Padre Julio Martin Abad Seminário. Pe. Alexandre, e atualmente os Padres Guilherme e Jean De Dieu.