30 de abril de 2024

Paróquia Santo Antônio de Pádua

Criação: 12 de setembro de 1881
Instalação: 26 de agosto de 1882

A freguesia de Santo Antônio da Vargem Alegre foi criada pela lei nº 2.762, de 12 de setembro 1881 e instituída canonicamente por provisão de 26 de agosto do ano seguinte. A lei nº 843, de 07 de setembro d 1923, deu-lhe a denominação de Vargem Alegre. Em 1943, o decreto de lei nº 1.058, de 31 de dezembro, mudou mais uma vez o nome para Vargem Linda.

Vargem Linda foi considerada distrito do município de São Domingos do Prata em 01 de Março de 1890, desmembrada do Município de Mariana. A Igreja foi construída, nesse novo distrito, na década de 50, com a participação e empenho do Padre Oswaldo e de uma equipe local, substituindo a antiga igreja do distrito, e somente após sua construção é que a antiga foi derrubada (construída ao lado da antiga).

A Igreja de Santo Antônio é uma obra arquitetônica de maior destaque situada no perímetro do distrito de Vargem Linda. A edificação fica instalada em terreno plano, com um morro como pano de fundo. Possui recuos laterais e gradil cercando o terreno em suas laterais. Sua planta possui partido simples e retangular, com acesso principal feito através de escada. Estrutura em concreto com vedação em tijolo revestido com pintura. Suas fachadas possuem elementos termos decorativos em relevo. As janelas de peitoril possuem vedação em vidro e metal, vergas em arco ogival e sistema de abertura em báscula. As portas são em madeira; na parte de abrir verga reta e acima desta, encontramos uma espécie de bandeira com fechamento em metal e vidro, não possuindo abertura. Internamente o piso da Igreja é em ladrilhos, as paredes revestidas com pintura e as escadas internas em forma de U (para acesso ao coro) e em Caracol (para acesso ao sino). O telhado tem estrutura em madeira e telhas do tipo francês. A edificação destoa do entorno com casas simples de pequeno porte.

Com a criação da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, a Paróquia Santo Antônio, que pertencia a Arquidiocese de Mariana, passou a integrar ao território da nova Igreja Particular como comunidade da Paróquia São Domingos de Gusmão, em São Domingos do Prata. Como comunidade ficou pertencente à Paróquia São Domingos de Gusmão por mais ou mesmo 44 anos. Por incentivo do Diácono e agora padre Arlindo Coura, a comunidade resolveu construir uma casa Paroquial, com o sonho de novamente ser Paróquia. Sendo assim, no dia 05 de novembro de 2010, durante a Celebração Eucaristia presidida por Dom Odilon Guimarães Moreira, com a presença de grande número de fieis, foi reativada a Paróquia Santo Antônio em Vargem Linda e desmembrada da Paróquia São Domingos de Gusmão.

Padres que já trabalharam na Paróquia de 2010 aos dias atuais:

• Padre Irany José Gonçalves: Administrador Paroquial de 05/11/2010 a setembro de 2011.
• Padre Josimar Nunes da Silva: Administrador Paroquial de 05/09/2011 a dezembro de 2014.
• Padre José Milton Goulart: Administrador Paroquial de 23/01/2015 a janeiro de 2019.
• Padre Elson Vital dos Reis: Administrador Paroquial de 17/02/2019 até os dias atuais.
• Padre Ludugerio Rodrigues de Almeida: Vigário Paroquial de setembro de 2019 a janeiro de 2021.
• Padre Gustavo da Silva Alves: Vigário Paroquial de 24/04/2021, data de sua ordenação presbiteral, até os dias atuais.

Santo Antônio de Pádua, não se chamava Antônio, não nasceu em Pádua e nem era italiano.
Foi agostiniano antes de ser franciscano, foi o maior pregador de sua época e deixou marcos
na teologia sacerdotal. Sua imagem é notada com o menino Jesus em seu colo, e é mais conhecido
como o “Santo casamenteiro”, sendo acorrido especialmente período do mês de junho pelas pessoas
que desejam se casar.

Porém a história desse Santo vai muito mais além, pois sua vida é um testemunho latente de
discipulado de Cristo por meio da pregação para os dias de hoje, é conhecido como o santo mais
milagroso, por isso é o “Santo de todo mundo”, como afirmou Papa Leão XII, porque em todas as
partes é possível encontrar sua imagem e devoção. É padroeiro dos pobres, viajantes, pedreiros,
padeiros, entre outros.

Fiel seguidor de Cristo e modelo de vida cristão para o mundo, sua imagem reflete
concretamente essas virtudes. O lírio, como sinal tão expressivo de suas virtudes, de sua vida santa e
de sua pureza de coração; A Bíblia, que o dá título de “Doutor Evangélico”, o grande pregador e
profundo conhecedor da Palavra Sagrada; A Cruz retrata seu espírito missionário e sua identificação
com Cristo; O Menino Jesus, o sinal da sua intimidade com Deus; A Virgem Maria, fruto de sua
profunda devoção pela Mãe Santíssima e o Pão, expressão da caridade tão concreta, retratados nos
milhares pães distribuídos em sua honra.

Santo Antônio é invocado como “íntimo amigo do Menino Deus”, pela intimidade que ele
mantinha com Jesus em suas orações. Também é invocado como “Servo da Mãe Imaculada”, a ela o
santo dedicou as mais belas palavras em seus sermões e compôs as mais profundas preces.
Muito conhecido como “santo casamenteiro”, o certo é que, em vida, Santo Antônio sempre
se dedicou a ajudar os casais em crise a superar os momentos de conflito, a combater a imoralidade e
o adultério. Por isso ele é considerado protetor dos namorados, das famílias e dos casamentos.
É sem dúvida, um dos santos mais populares, recebendo o título de “Santo do Mundo
Inteiro”. Sua fama de “milagreiro” vem desde o tempo em que era vivo. Morreu jovem, com cerca de
36 anos, na cidade de Pádua, há indicações para assinalar a Basílica onde está sepultado, com a
inscrição: “IL SANTO”, “O Santo”.

Santo Antônio é certamente um modelo extraordinário de vida cristã, exemplo de seguimento
de Cristo dentro da espiritualidade de São Francisco, sempre tão atual, porque é a proposta de seguir
o próprio evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Administrador Paroquial

Pe. Justin Munduala Tchiwala, CICM

Vigário Paroquial

Pe. Marianus Frederikus Gati, CICM