Criação e instalação: 26 de janeiro de 1969
Esta história começa, na década de 50, quando alguns poucos moradores do bairro Conceição resolveram fazer um cruzeiro na colina. A Diocese, vendo a fé deste povo, enviou o Pe. José Lopes Magalhães para formar uma comunidade ali, sendo esta pertencente à Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Vila Amélia. O Pe. Magalhães logo conseguiu, juntamente com a comunidade e a então Companhia Vale do Rio Doce, hoje Vale, fazer uma capela grande onde o povo se reunia com bastante frequência para missas, procissões, novenas etc. Em 1969 Dom Marcos Antônio Noronha, primeiro bispo desta Diocese, decidiu constituir a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, para a alegria e satisfação do povo local, tendo a Igreja Matriz situada na comunidade Conceição. Deste ano até a década de 90, vários padres se dedicaram totalmente à formação de uma Igreja Povo de Deus. Dentre eles destacamos os padres: Pedro Paulo Pessoa, Vital, Ivanir Américo, Alex Banza, Henrique Dominicus, Joãozinho, Daniel Orpilla, Noel Octaviano, Justino Munduala, Nemézio.
Na década de 90 a Diocese decidiu redividir todas as paróquias da cidade, ficando a comunidade Conceição como setor da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Todavida em 1999, este setor novamente se desmembrou da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e voltou a ser Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, abrangendo desde a comunidade Conceição até a Boa Esperança.
A Igreja Matriz foi situada na comunidade João XXIII e o Pe. Ernesto de Freitas Barcelos foi nomeado pároco, sendo vigários paroquiais os Padres Almir Adomiran Duarte e Irany José Gonçalves, os quais com muito ardor missionário, fizeram um trabalho muito importante de formação de pequenas comunidades e ajudou esta porção do povo de Deus a fazer uma leitura libertadora do Evangelho e assumir uma postura de Igreja ministerial, onde o leigo passou a ser sujeito da evangelização. Com o passar do tempo estes padres foram encaminhados para outras paróquias e, em janeiro de 2003, assumiu a paróquia o Pe. Cláudio Costa de Souza. Este também exerceu com muito carinho seu ministério: pregava a Palavra de Deus numa liturgia muito bem preparada e animada, que fazia com que os fiéis a cada dia tivessem mais fé e devoção a Jesus Cristo e à Igreja. Padre Cláudio Permaneceu somente um ano na paróquia, mas deixou saudades em todo o povo, pois recebeu a missão de exercer seu ministério em Portugal, deixando, em fevereiro de 2004, a Paróquia sob responsabilidade do Pe. José Geraldo de Melo. Este exerceu sua missão e vocação com tamanho empenho que deu um novo rosto à paróquia com a chegada das Santas Missões Populares (SMP), que foi implantada na Diocese de Itabira em primeiro lugar nesta paróquia.
Atualmente a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida é constituída por 16 comunidades, estando elas localizadas: Abóboras, Baixada, Bálsamos, Barreiro, Barro Branco, Bateias, Boa Esperança, Chapada, Fênix, João XXIII, Machado, Palmital, Ribeira, Santa Marta, Santa Ruth e Valença.
O Padre Alex Banza, em fevereiro de 2013, retornou e assumiu a paróquia com toda a sua simplicidade e sabedoria, exercendo o pastoreio dessas comunidades e procurando sempre conduzir seus paroquianos para uma vida de mais oração e ação, principalmente junto às famílias.
Atualmente a paróquia está sendo administrada pelo Pe. Hideraldo Veríssimo Vieira que tomou posse no dia 26 de fevereiro de 2021 em missa presidida por Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo diocesano, tendo a participação limitada de fieis devido a pandemia da COVID-19.
Mudança no nome da paróquia
A Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, do bairro João XXIII, mudará de nome e passará a ser chamada Paróquia São João Batista e a Igreja São João Batista passará a ser a Igreja Matriz.
Essa não é a primeira vez que é mudado o nome da Paróquia: Em 1969, Dom Marcos Antônio Noronha, criou a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, unindo-a com a Igreja Matriz no Bairro Conceição. Em 1990, Dom Mário Teixeira Gurgel, dividiu as Paróquias da cidade de Itabira e a Paróquia foi destituída, tornando-se Setor e passando a pertencer à Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Vila Amélia. Já, em 1999, Dom Lelis Lara, desmembrou este Setor da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e voltou a instituir a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, com sede na Comunidade São João Batista, no bairro João XXIII.
O Decreto de alteração de titularidade da Paróquia foi promulgado no dia 7 de outubro, memória de Nossa Senhora do Rosário, Padroeira da Cidade de Itabira:
DECRETO DE ALTERAÇÃO DA TITULAÇÃO DA PARÓQUIA
DOM MARCO AURÉLIO GUBIOTTI
BISPO DA DIOCESE DE ITABIRA-CORONEL FABRICIANO
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA,
AOS QUE ESTE DECRETO VIREM,
SAUDAÇÃO, PAZ E BÊNÇÃO NO SENHOR!
CONSIDERANDO o pedido apresentado pelo Reverendíssimo Senhor Padre Hideraldo Veríssimo Vieira, Administrador da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, situada no município de Itabira-Minas, nesta nossa Diocese, no qual solicitou alteração na titulação do Padroeiro da paróquia, após ter consultado o Conselho Pastoral Paroquial da supracitada paróquia e, tendo ouvido o Conselho Presbiteral (cân. 515 § 2) em reunião realizada no dia oito do mês de agosto de 2023, que manifestou parecer positivo.
São João Batista é o modelo de santidade a ser seguido, visando o bem dos paroquianos e a piedade popular expressa na devoção profundamente arraigada no coração dos fiéis.
DECRETO, que a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, inscrita no CNPJ 20.963.351/0023-10, com sede à Rua Humberto Campos, nº 462, CEP: 35.901.029, bairro João XXIII, na cidade de Itabira-Minas Gerais, altere o seu título de estabelecimento-nome fantasia para PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA, permanecendo inscrita no mesmo CNPJ, sendo que a Igreja situada no mesmo endereço passe a ter os direitos de Matriz Paroquial.
RECOMENDO que o titular da Paróquia, SÃO JOÃO BATISTA, seja celebrado com fervor e devoção dentro das festas litúrgicas previstas pelo calendário da Igreja.
ESTE DECRETO será impresso em cinco vias, sendo que duas serão encaminhadas à PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA e as outras três serão custodiadas nos arquivos da Cúria Diocesana de Itabira. Que este decreto seja transcrito integralmente no Livro do Tombo da Paróquia e lido na celebração da missa que será presidida pelo Bispo diocesano, no dia 12 de novembro, domingo, às 18horas e 30minutos, na presença de uma porção do Povo de Deus.
ESTE DECRETO entra em vigor na data de sua publicação.
DADO E PASSADO na Cúria Diocesana de Itabira, aos 7 dias do mês de outubro de 2023, memória de Nossa Senhora do Rosário, padroeira da Cidade Episcopal de Itabira, sob o Sinal e o Selo de Nossas Armas.