“Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que será também a de todo o povo: nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor! ” (Lc 2,10-11)
Queridos irmãos e queridas irmãs, estamos em um ano novo na Igreja, o Ano C, do Evangelista São Lucas. Neste ano novo nos encontramos em um tempo novo, Tempo do Advento, tempo de espera e de esperança, de vigilância e de oração, na alegre expectativa do nascimento do Verbo de Deus, que se faz carne e habita no meio de nós. “Vinde, Senhor, visitai-nos com a vossa paz, para que nos alegremos de todo o coração na vossa presença”. (Sl 105, 4-5).
A cada novo dia das quatro semanas do Advento, a Igreja nos convida a dizer ao Senhor que estamos preparando nossos corações para acolhê-lo com humildade, zelo e determinação. A cada novo dia deste tempo do Advento, devemos mergulhar nos mistérios de Deus, a fim de que possamos sentir que não estamos sozinhos neste itinerário da fé, pois caminha conosco a Virgem Maria, a Senhora do Advento.
Façamos deste Tempo do Advento nosso caminho interior para o Natal e que os sinais externos sejam portadores da vida e da esperança que o mesmo Natal desperta em cada um de nós. Estejamos alertas e vigilantes sempre e não nos deixemos abater diante das dificuldades, na certeza de que Jesus caminha conosco sempre.
Meus irmãos e minhas irmãs, que neste tempo de pandemia que ainda vivenciamos, que as palavras dos anjos aos pastores: “Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que será também a de todo o povo: nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor! ”, encontrem eco em nossos corações, em nossas famílias e em nossas comunidades paroquiais e façam de nós cristãos corajosos e alegres, discípulos missionários de Jesus Cristo, fazendo de nossa Vida Missão, com o anúncio ao mundo que esse mesmo Jesus, que nasceu em Belém, está vivo e permanece entre nós!
O nascimento do Filho de Deus, sua vinda amorosa até nós, é motivo de renovada esperança e certeza de fé, sobretudo é prova definitiva do amor infinito de Deus. A sua encarnação traz para nós o verdadeiro sentido da vida que está no amor com todas as suas maravilhosas manifestações de bondade, justiça, paz e comunhão.
O nascimento de Jesus recria e plenifica a nossa vida e tudo o que existe. A sua presença encarnada no nosso meio é o amor divino que nos envolve, manifestando de forma explícita a bondade do Pai em nosso favor.
Aprofundemos nossa fé no Deus vivo que caminha conosco, para que a luz do Menino Deus, que vem no Natal, brilhe em nossas famílias e em nossos corações. “Eu vos anuncio uma grande alegria!”, alegria que ninguém e nada poderá nos tirar.
Nos gestos mais simples, façamos a experiência do amor a Deus e aos irmãos. No dia a dia, rezemos uns pelos outros. Tenhamos cuidado com a nossa vida e com a vida dos irmãos, valorizando a Vida como Dom de Deus.
Na confiança e na esperança no Deus da Vida vamos viver o Natal na certeza de que tudo passa e sairemos desta pandemia mais fortalecidos na fé e no amor a Deus e aos irmãos e irmãs.
Que possamos assumir o compromisso de nos prepararmos para o Natal do Senhor, rezando a novena. Aproveito o ensejo para agradecer a você, meu irmão e minha irmã, pela colaboração e dedicação a nossa Igreja Diocesana, na vivência sinodal de comunhão e participação. Gratidão a todas as lideranças: diocesana, regionais, paroquiais e comunitárias, pela ação pastoral e evangelizadora de todos vocês neste tempo difícil de pandemia.
Feliz e Santo Natal para todos. Com estes meus votos, visito e abraço cada família e levo minha bênção como penhor das graças e das alegrias do Senhor!
Feliz e Santo Natal!
Esperançoso Ano Novo!
Itabira, 1º de dezembro de 2021
Dom Marco Aurélio Gubiotti
Bispo Diocesano de Itabira-Coronel Fabriciano
“Pela Graça de Deus” (1Cor 15,10)