Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

23 de julho de 2024

7ª Romaria das Águas e da Terra da Província Eclesiástica de Mariana e das Dioceses da Bacia do Rio Doce Reúne Milhares em Naque/MG

20/06/2024 . Igreja

No domingo, dia 16 de junho de 2024, a cidade de Naque/MG, na Diocese de Governador Valadares, aconteceu a 7ª Romaria das Águas e da Terra da Província Eclesiástica de Mariana e das dioceses da bacia do Rio Doce. Com o tema “Bacia do Rio Doce, nossa Casa Comum” e o lema “Construindo novos céus e nova terra, com repactuação justa e participação popular.” (Is 65,1), o evento atraiu cerca de quatro mil romeiras e romeiros de diversas regiões.

Durante toda a semana que antecedeu a romaria, missionários da Província Eclesiástica de Mariana e da diocese de Colatina/ES estiveram na cidade de Naque, realizando missões na Paróquia Santo Antônio e em comunidades rurais, preparando o terreno espiritual para a grande celebração.

A Romaria das Águas e da Terra é um movimento que clama por justiça e pela proteção do meio ambiente, incentivando os participantes a reverberar a necessidade de cuidar da criação de Deus, manifestada nas matas, rios e em todo o ecossistema. A Comissão Organizadora destacou a importância desse encontro, que desde sua primeira edição, busca justiça e respeito para todos os seres.

Em um momento de fé e luta, os romeiros e romeiras reafirmaram seu compromisso com um mundo mais justo e digno, especialmente para as populações afetadas por crimes ambientais e violações de direitos. A fraternidade e o diálogo foram pilares desse encontro, ecoando a esperança e o amor nos corações dos presentes.

O lema deste ano, “Construindo novos céus e nova terra, com repactuação justa e participação popular”, se mostrou um guia poderoso, simbolizando a união de pessoas, rios, lutas e esperanças. A mensagem de fraternidade e respeito será carregada no cotidiano dos participantes, como um compromisso contínuo com a justiça social e ambiental.

Aconteceu tambem a Celebração da Santa Missa campal, celebrada pelo Bispo Diocesano de Governador Valadares, Dom Antônio Carlos Félix, e pelo Bispo Dom Francisco Cota de Oliveira, da Diocese de Sete Lagoas e Presidente da Comissão Episcopal Regional para Ecologia Integral e Mineração da CNBB Leste 2. A celebração contou com a presença de vários padres, seminaristas e diáconos.

No encerramento, foi lida e aprovada por todos os presentes a Carta da 7ª Romaria das Águas e da Terra ao povo de Deus, documentando os compromissos e esperanças dos romeiros. Também foi anunciado que a Arquidiocese de Mariana será a sede da 8ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce, marcando o próximo passo dessa jornada de fé e luta por justiça ambiental.

Por: Wellington | Comissão Episcopal Regional para Ecologia Integral e Mineração da CNBB Leste 2

CNBB