Assembleia Diocesana

TEMA: “POVO DE DEUS, CONSTRUINDO COMUNHÃO”         LEMA: “IGREJA EM MISSÃO”

A nossa 19ª Assembleia Diocesana de Pastoral, a ser realizada em 2014, tem como tema: “Povo de Deus, construindo Comunhão”, e o lema: “Igreja em Missão”, fazendo-nos pensar numa Igreja Comunidade e numa Igreja Missionária. Tanto o tema como o lema inspiram-se no Concílio Vaticano II, vivenciando hoje os 50 anos de sua realização, quando também celebramos 50 anos de nossa Diocese.
O Concílio Vaticano II quis resgatar a teologia do “Povo de Deus”, exatamente porque a Igreja é uma realidade divina querida por Deus. Mas, a Igreja é também uma realidade histórica e tem a sua origem na Comunidade do Povo de Deus na Bíblia, entendida hoje como “novo Israel” e formada pela comunidade dos batizados. Portanto, somos o novo Povo de Deus, e Povo de Deus que caminha.
Por isso, ao refletirmos sobre o tema “Povo de Deus”, queremos nos voltar para uma Igreja que caminha, ou seja, uma Igreja de caminhada e que tem uma missão pela frente. E qual é esta missão?
Voltando ao Concílio, a Igreja é chamada de “corpo místico de Cristo”, animada pelo Espírito Santo. Sendo a comunidade dos batizados, formamos a assembleia dos chamados, a comunidade de irmãos – um povo sacerdotal, para construir comunhão. Eis a nossa missão. Este é o objetivo da Igreja, pois, participamos da vida e missão de Cristo, que quer a comunhão. “Para que todos sejam um…” (Jo 17,21).
Com isto, reafirmamos também uma Igreja em Missão. Como Povo de Deus, a Igreja tem uma missão: estar a serviço do Reino de Deus. O Concílio afirma no Decreto Ad Gentes: “A Igreja peregrina é, por sua natureza, MISSIONÁRIA, visto que tem a sua origem, segundo o desígnio de Deus Pai, na missão do Filho e do Espírito Santo” (AG 2). Neste sentido, missão é o ser da Igreja, é o seu DNA. E o Concílio afirma que a meta da Igreja e de sua missão é estar a serviço do Reino de Deus.
O lema nos faz pensar numa Igreja que é missionária. Quando se fala de Igreja, fala-se de todos os cristãos, entre os quais estão ministros ordenados e leigos. Igualmente, quando se fala de missão, fala-se de todos nós. E o Concílio reforça: a missão é tarefa de todos os batizados. Todo o povo de Deus é chamado a ser um povo missionário. Eis o que nos é proposto nesta Assembleia. Portanto, o tema e o lema nos indicam que tipo de Igreja queremos ser: uma Igreja Comunidade, Missionária e Ministerial.
Somos desafiados a dar novos passos, a despertar-nos para as várias dimensões da missão. Conforme nos alerta o Papa Francisco, é preciso “desinstalar-se” ou “sair para as ruas” para podermos ser discípulos missionários de Jesus Cristo e cristãos num mundo que clama por missão. Vamos juntos como Povo de Deus, construindo comunhão, por um mundo melhor.

Período:
De 08 de novembro de 2014 às 08:00 até 09 de novembro de 2014 às 17:00

Um comentário sobre “Assembleia Diocesana”