A Paróquia São Luiz de Montfort foi criada em 17 de maio de 1993, por Dom Mário Gurgel (Prot. nº 958) e o território foi todo desmembrado da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Carneirinhos, na mesma cidade de João Monlevade. A paróquia são Luis é uma paróquia missionária por que há vinte anos recebeu pela graça de Deus como presente os Missionários Monfortinos. Com a presença deles, os leigos da paróquia vem aprendendo ser caminheiro na estrada de Jesus. Tendo como o exemplo o missionário de Montfort, que era louco pelo Evangelho.
Os Missionários Monfortinos chegaram na Paróquia no mês de fevereiro do mesmo ano – 1993 – achando moradia no Bairro Laranjeiras. Os primeiros meses foram de conhecimento da nova realidade e organização das diferentes comunidades com as diferentes pastorais, grupos e movimentos. A primeira Assembléia Paroquial de 25 de abril de 1993, marcou as linhas fundamentais da caminhada da nova Paróquia, de acordo com o livro da Caminhada e as Diretrizes da CNBB. O primeiro pároco foi o Padre Luizinho, incansável organizador. Ele colocou bem claro que a nossa Paróquia não teria uma Igreja Matriz, para valorizar mais a caminhada de todas as comunidades.
O primeiro trabalho de construção foi o da Secretaria Paroquial, que hoje pode ser vista no trevo do Cruzeiro Celeste ao lado da Igrejinha, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora da Estrada. Se em 1993 podíamos contar com três centros principais, cada um com sua própria Igreja e Centro Pastoral (Laranjeiras, Loanda, Cruzeiro Celeste) hoje, podemos ver o crescimento das outras comunidades que conseguiram levantar o templo e o Centro Pastoral para a mesma comunidade: Tanquinho, Santo Hipólito, Palmares, Vera Cruz, Senhor Bom Jesus, Novo Cruzeiro, 1º de Maio, Belmonte, Metalúrgico e Nossa Senhora das Graças. Outras comunidades estão se desenvolvendo: ABM, Paineiras, Campos Elísios, Sion, Nova Monlevade. O templo dentro de um bairro é um forte sinal e um lugar onde a comunidade se reúne com prazer para celebrar, conhecer, animar e trabalhar.
Durante estes anos a Paróquia não mediu esforços para a formação de lideranças (com cursos de Teologia para leigos, e outros…) e a organização dos CPCs e CPP.
Vale a pena destacar o grande compromisso da Paróquia junto ao Movimento dos Sem Casa e das Colônias de Recuperação (Sta Luiza de Marilac e Bom Samaritano) e das famílias mais carentes das nossas comunidades.
Uma grande ajuda na caminhada paroquial é oferecida pelas irmãs, Filhas do Sagrado Coração, tanto na Catequese quando no acompanhamento das pastorais e das colônias de recuperação.
Outro bonito projeto desenvolvido na paróquia é o Projeto Arte e Vida, com apoio da Cáritas Diocesana. O projeto envolve crianças e adolescentes carentes oferecendo a eles oficinas de dança, capoeira, bordados entre outros. Desenvolve atividades de resgate dos valores e da cultura das crianças e adolescentes, defendendo a saúde e potencializando as suas forças.
A paróquia também está presente no presídio através da Pastoral Carcerária que desenvolve ações junto aos encarcerados nos presídios e fortalecimento do diálogo junto às famílias através de visitas e orientações.
Existem vários outros trabalhos importantes que atuam pelo bem do ser humano são: a Pastoral da Criança que trabalha em atendimento as crianças, gestantes e famílias; Sociedade São Vicente de Paula que presta serviço de caridade, assistência, visita, oração e promoção a família carente; Pastoral da Sobriedade que possui o grupo de auto ajuda, assistência aos familiares dos dependentes químicos, auxilia nos Alcoólicos Anônimos, Nfta, T.A.; Grupo da 3ª idade e Pastoral da Pessoa Idosa com trabalho de fortalecimento da auto-estima da pessoa idosa, favorecendo e garantindo a cada pessoa evangelização, animação, fé, união, responsabilidade, organização, amor e compromisso. São diversas pastorais, grupos e movimentos que acompanham o ser humano desde a gestação até o seu retorno a Deus.
Em 2013, a Paróquia celebra o Jubileu dos 20 anos da caminhada, com missões, celebrações e vários momentos de encontros fraternos. Ainda é uma “criança”, mas que se comprometeu a construir a “comunidade do amor fraterno”.
Padres que já passaram pela paróquia
• Padre Luciano Andreol
• Padre Luiz Augusto Stefani
• Padre Amílcar José Tavares
• Padre Paulo Neves
• Padre Norberto Lobo
• Padre Gabriel Reys
• Padre Léo
• Padre Leonardo
• Padre José Cláudio Oliveira
• Padre Gianluigi Scudeletti
• Padre Julio Martin Abad Seminário