Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

23 de abril de 2024

Paróquia São Luis de Maria Montfort

Criação e instalação: 17 de maio de 1993

A Paróquia São Luis Maria de Montfort foi criada em 17 de maio de 1993 por Dom Mário Teixeira Gurgel (Prot. nº 958) e o território foi todo desmembrado da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Carneirinhos, na mesma cidade de João Monlevade. A paróquia São Luis é uma paróquia missionária porque há vinte anos recebeu pela graça de Deus como presente os Missionários Monfortinos. Com a presença deles, os leigos da paróquia vem aprendendo a ser caminheiros na estrada de Jesus. Tendo como o exemplo o missionário de Montfort, que era louco pelo Evangelho.

Os Missionários Monfortinos chegaram na Paróquia no mês de fevereiro de 1993, achando moradia no Bairro Laranjeiras. Os primeiros meses foram de conhecimento da nova realidade e organização das diferentes comunidades com as diferentes pastorais, grupos e movimentos. A primeira Assembléia Paroquial ocorreu em 25 de abril de 1993 e marcou as linhas fundamentais da caminhada da nova Paróquia, de acordo com o livro da Caminhada e as Diretrizes da CNBB. O primeiro pároco foi o Padre Luizinho, incansável organizador. Ele colocou bem claro que a Paróquia não teria uma Igreja Matriz, para valorizar mais a caminhada de todas as comunidades.

O primeiro trabalho de construção foi o da Secretaria Paroquial, que hoje pode ser vista no trevo do Cruzeiro Celeste ao lado da Igrejinha, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora da Estrada. Se em 1993 podíamos contar com três centros principais, cada um com sua própria Igreja e Centro Pastoral (Laranjeiras, Loanda, Cruzeiro Celeste), hoje podemos ver o crescimento das outras comunidades que conseguiram levantar o templo e o Centro Pastoral para a mesma comunidade: Tanquinho, Santo Hipólito, Palmares, Vera Cruz, Senhor Bom Jesus, Novo Cruzeiro, 1º de Maio, Belmonte, Metalúrgico e Nossa Senhora das Graças. Outras comunidades estão se desenvolvendo: ABM, Paineiras, Campos Elísios, Sion, Nova Monlevade. O templo dentro de um bairro é um forte sinal e um lugar onde a comunidade se reúne com prazer para celebrar, conhecer, animar e trabalhar.

Durante estes anos a Paróquia não mediu esforços para a formação de lideranças (com cursos de Teologia para leigos, e outros…) e a organização dos CPCs e CPP. Vale a pena destacar o grande compromisso da Paróquia junto ao Movimento dos sem-casa e das Colônias de Recuperação (Sta Luiza de Marilac e Bom Samaritano) e das famílias mais carentes das nossas comunidades.

Uma grande ajuda na caminhada paroquial é oferecida pelas irmãs, Filhas do Sagrado Coração, tanto na Catequese quando no acompanhamento das pastorais e das colônias de recuperação. Outro bonito projeto desenvolvido na paróquia é o Projeto Arte e Vida, com apoio da Cáritas Diocesana. O projeto envolve crianças e adolescentes carentes oferecendo a eles oficinas de dança, capoeira, bordados entre outros. Desenvolve atividades de resgate dos valores e da cultura das crianças e adolescentes, defendendo a saúde e potencializando as suas forças. A paróquia também está presente no presídio através da Pastoral Carcerária que desenvolve ações junto aos encarcerados, fortalecendo o diálogo junto às famílias através de visitas e orientações. Existem vários outros trabalhos importantes: a Pastoral da Criança que trabalha em atendimento as crianças, gestantes e famílias; Sociedade São Vicente de Paulo que presta serviço de caridade, assistência às famílias carentes, visitas etc; Pastoral da Sobriedade que possui o grupo de auto- ajuda, assistência aos familiares dos dependentes químicos, auxilia os Alcoólicos Anônimos, Nfta, T.A.; Grupo da 3ª idade e Pastoral da Pessoa Idosa com trabalho de fortalecimento da auto-estima da pessoa idosa.

Em 2013, a Paróquia celebrou o Jubileu dos 20 anos da caminhada, com missões, celebrações e vários momentos de encontros fraternos. Ainda é uma “criança”, mas que se comprometeu a construir a “comunidade do amor fraterno”.

Vários padres que  já trabalharam na paróquia: Padre Luciano Andreol, Padre Luiz Augusto Stefani, Padre Amílcar José Tavares, Padre Paulo Neves, Padre Norberto Lobo, Padre Gabriel Reys, Padre Léo, Padre Leonardo, Padre José Cláudio Oliveira, Padre Gianluigi Scudeletti, Padre Julio Martin Abad Seminário. Pe. Alexandre, e atualmente os Padres Guilherme e Jean De Dieu.

São Luís Maria Grignion de Montfort nasceu em 31 de Janeiro de 1673, em Montfort, na Bretanha francesa. Seu pai era João Batista Grignion de Bachelleraie e sua mãe, Joanna Visuelle de Chesnais. Ele era o filho mais velho de uma família numerosa. Teve, ao todo 17 irmãos, dos quais um padre, um irmão dominicano, uma irmã beneditina e uma irmã sacramentina. O Santo foi batizado logo depois do seu nascimento, recebendo o nome de Luís. Ao receber o Crisma, acrescentou o nome de Maria. Algum tempo depois, abandonou o nome da família e passou a se chamar Luís Maria Montfort.

Com 11 anos entrou no colégio jesuíta de Rennes e nele recebeu sólida formação humana e espiritual. No mesmo colégio, concluiu o curso de filosofia em 1692 e, sentindo-se chamado ao sacerdócio, vai no ano seguinte para Paris, afim de entrar no Seminário de São Sulpício e estudar teologia na Universidade de Sorbonne. Recebeu excelente formação teológica, que foi a base do seu trabalho missionário. Foi ordenado sacerdote em 5 de Junho de 1700. Decidiu ser padre para dedicar-se à evangelização dos povos estrangeiros, socorrer os pobres e proclamar o Reino de Jesus Cristo por Maria.

Em Julho de 1706, São Luís Maria vai a pé a Roma para ser recebido pelo Papa Clemente XI e confirmar sua vocação missionária. No dia 6 de Julho desse ano, o Papa confere a ele o título de Missionário Apostólico e lhe pede que seja missionário na França para renovar o espírito do cristianismo nos cristãos. Montfort tornou-se um grande missionário, que destacou-se pela sua devoção a Virgem Maria. Fundou a Congregação dos Missionários Monfortinos, das Filhas da Sabedoria e dos Irmãos de São Gabriel. Também escreveu vários livros, dos quais destaca-se o “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”. Nesse Livro, São Luís apresenta seu método de consagração a Jesus Cristo pelas mãos da Virgem Maria, que foi a consagração do Beato João Paulo II e tantos outros santos e santas.

São Luís Maria morreu em 28 de Abril de 1716, aos 43 anos, depois de ter realizado mais de 100 missões populares. Foi canonizado pelo Papa Pio XII, em Roma, a 20 de Julho de 1947. Foi um missionário itinerante, zeloso na evangelização dos pobres. Levava sempre a Bíblia, o crucifixo e o rosário, que resumem sua experiência espiritual e a sua mensagem: conhecer e amar a Virgem Maria para conhecer e amar o Cristo.

(Escrito por Pe. Amílcar José Alves Tavares, SMM)

Pároco

Pe. Guilherme Brandão Ferreira, SMM

Vigário Paroquial

Pe. Jesu Doss Rayappan, SMM

Vigário Paroquial

Pe. Luiz Augusto Stefani, SMM

Diácono Paroquial

Diác. Geraldo Afonso de Souza

Diácono Paroquial

Diác. Geraldo Ponciano Ferreira

Telefone

(31) 3852-5275

E-mail

pslmmontfort@dioceseitabira.org.br

Comunidades

São Joaquim e Santana
Rua Bahia, 312 -Tanquinho

Nossa Senhora da Saúde
Rua Dolores Duran, 145- Santo Hipólito

Nossa Senhora do Carmo
Rua Inglaterra, 331 - Cruzeiro Celeste

Sagrado Coração de Jesus
Av. Resplendor, 31- Cruzeiro Celeste

Senhor Bom Jesus
Rua Santa Helena, 192- Promorar

Nossa Senhora das Graças
Rua Magalhães Pinto, 215- Cruzeiro Celeste

São Judas Tadeu
Rua Marques de Alegrete, 138 - Novo Cruzeiro

Tereza Verzeri
Rua Telecio Batista, 25 – 1º de Maio

Santo Expedito
Rua Sacramento, 488- ABM

São Francisco de Assis
Rua Gata Sul, 15- Vera Cruz

Santa Luzia
Rua Suassui, 145- Palmares

Nossa Senhora do P. Socorro
Av. Armando Farjado, 1531, - Loanda

São João Batista
Av. Wilson de Souza, 130- Laranjeiras

Nossa Senhora de Lourdes
Rua Benfica,179 - Metalúrgico

N. Senhora Aparecida/ S. Geraldo
Rua Viçosa, 379 - Belmonte

Menino Jesus
Rua :Castanheira, 991- Sion 2

São Pedro e São Paulo
Rua Maria da Carvalho , 285 - Paineiras

Sagrada Família
Rua Acácia, 507 – Campos Elisios

Nossa Senhora do Lírio
Rua: Telécio Batista, 90- Nova Monlevade

Horários de Missas e Celebrações

São Joaquim e Santa Ana - Tanquinho
Missa 3º domingo às 10 horas
Demais domingos - celebração (4º domingo Tanquinho II)

Nossa Senhora da Saúde - Santo Hipólito
Missa 2º domingo às 17:30 horas
Demais domingos - Celebração
Missa ou Celebração - 1ª sexta-feira de cada mês às 19 horas

Menino Jesus - Sion
Missa 3º Quinta ás 19 horas
Missa 4º domingo às 17 horas
Demais domingos - Celebração

Sagrada Família - Campos Elíseos
Missa 2º domingo às 17 horas
Demais domingos - Celebração

São Pedro e São Paulo - Paineiras
Missa 1º domingo às 19 horas
Demais domingos - Celebração
Missa 3ª sábado às 19 horas

Nossa Senhora das Graças - Cruzeiro Celeste
Missa 1º domingo às 10 horas
Demais domingos - Celebração às 19 horas
Missa todas as terças-feiras às 19 horas

Nossa Senhora do Carmo - Cruzeiro Celeste
Missa aos sábado às 19:30 horas
Missa 1º domingo às 8 horas

Sagrado Coração de Jesus - Cruzeiro Celeste
Missa 4º e 5º domingo às 7 horas
Demais domingos Celebração
Missa toda a 1ª sexta-feira às 19 horas
Celebração das Bênçãos 5ª Feira às 15 horas

Senhor Bom Jesus - Promorar
Missa 3º domingo às 19 horas
Demais domingos Celebração
Missa 2ª sexta-feira às 19 horas

São Judas Tadeu - Novo Cruzeiro
Missa 2º, 4º e 5º sábados ás 19 horas
Demais sábados celebração
Celebração todo dia 28 às 5h30 horas
Missa todo dia 28 às 19 horas
Missa ou Celebração 1ª sexta-feira ás 19 horas

Santa Teresa Verzeri - 1º de Maio
Missa 4º domingo às 19 horas
Demais domingos Celebração

Nossa Senhora do Lírio - Nova Monlevade
Missa 2º domingo às 10 horas
Demais domingos Celebração

Santa Luzia - Palmares
Missa 1º sábado às 19 horas
Demais sábados Celebração
Missa todo dia 13 ás 19 horas
4º domingo às 19 horas quando for Missa

Santo Expedito - ABM
Missa 2º domingo às 19 horas
Demais domingos Celebração
Missa 3ª sexta-feira às 19 horas

São Francisco de Assis - Vera Cruz
Missa 4º domingo às 9:30 horas
Demais domingos Celebração
Missa todo dia 04 às 19 horas

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Loanda
Missa todos os domingos às 8 horas e Celebração às 19:30 horas
Missa todas as 4ª feira às 7 horas
Missa todas as 5ª feira às 19:30 horas
Missa todas as 1ª sexta-feira às 7 horas

São João Batista - Laranjeiras
Missa 1º e 3º domingo às 19 horas
Demais domingos Celebração
Missa ou Celebração 1ª sexta-feira às 19 horas

Nossa Senhora de Lourdes - Metalúrgico
Missa 1º Quinta ás 19 horas
Missa 3º domingo às 8 horas
Demais domingos Celebração

Nossa Senhora Aparecida e São Geraldo - Belmonte
Missa 1º Sábado ás 6 horas
Missa 2º domingo às 8 horas
Demais domingos Celebração
Missa ou Celebração 1ª sexta-feira às 19 horas

Asilo Lar São José
Missa ou Celebração todas as quartas-feiras às 19 horas

Colônia Bom Samaritano
Missa 3º domingo às 15 horas
Demais domingos Celebração às 8 horas

Colônia Santa Luiza de Marilac
Missa 1º domingo às 15 horas
Demais domingos Celebração às 8 horas