02 de maio de 2024

Vem aí o XXIII Curso de Inverno

05/04/2024 . Notícias da Diocese

O QUE É꞉
• Um curso de Teologia Popular, numa perspectiva ecumênica e integralizadora.

A QUEM SE DESTINA꞉
• Aos animadores (as) do meio popular que se dedicam ao trabalho missionário, seja nas comunidades, pastorais e movimentos populares.

OBJETIVO GERAL꞉
• Promover um curso de formação e evangelização popular em ritmo de mutirão, envolvendo as comunidades, que sonham com novas perspectivas sóciotransformadoras para a prática cristã na sociedade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS꞉
• Oferecer um ambiente de formação e informação;
• Promover leitura orante e reflexiva da Bíblia, integrando aos fatos sociais;
• Ser um espaço de diálogo com outras denominações religiosas numa visão ecumênica;
• Assumir o compromisso de transformação de nossa realidade socioeconômica, a partir do Projeto de Jesus Cristo;
• Integrar as diversas gerações que constituem o povo de Deus em ações que defendam a vida em todos os seus significados;
• Celebrar a caminhada de fé, que une as diversas comunidades cristãs, em sintonia com a caminhada popular, na construção de uma sociedade ambientalmente sustentável.

Os concílios ecumênicos e a Doutrina Social da Igreja em perspectiva sinodal

A Doutrina Social da Igreja – DSI consiste num robusto corpo doutrinal composto do magistério dos papas desde Leão XIII com a Rerum Novarum em 1891 até Francisco com a Fratelli Tutti em 2020, passando pelo Concílio Vaticano II com a Gaudium et Spes. Esse corpo doutrinal oferece subsídios que orientam a conduta social e política das cristãs e dos cristãos e é parte constitutiva da fé cristã.O curso visa responder às seguintes questões꞉ O que é a Doutrina Social da igreja(DSI)? Principais documentos da DSI, princípios, eixos e temas da DSI, a atualidade da DSI no magistério do Papa Francisco, aplicação pastoral e missionária da DSI.

🔗 As inscrições podem ser feitas pelo link  https://forms.office.com/r/CVxZewaWEp

ASSESSORIA Celso Pinto Carias é doutor em Teologia pela PUC‑Rio. Foi assessor por muitos anos da Ampliada Nacional das CEBs e do Setor CEBs do Comissão Pastoral Episcopal para o Laicato da CNBB.

XXIII Curso de Inverno
30/05 a 01/06

Os concílios ecumênicos e a Doutrina Social da Igreja em perspectiva sinodal

“Sejam vigilantes, permaneçam firmes na fé, ajam com coragem, sejam fortes.” 1Cor 16,13