03 de maio de 2024

PASTORAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA – PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA

IPATINGA/MG

RODA DE CONVERSA – UM OLHAR PARA QUEM CUIDA

A Pastoral da Pessoa com Deficiência, da Paróquia Nossa Senhora da Esperança, em parceria com a UNILESTE/MG, campus Bom Retiro, realizou no último sábado, dia 19 de agosto de 2023, a primeira roda de conversa, com o tema: ACOLHIMENTO, com ênfase no CUIDADO PARA QUEM CUIDA DE QUEM PRECISA DE CUIDADOS.

O objetivo dessa roda de conversa foi colocar em evidência os cuidados que os pais, responsáveis, tios, avôs e ou cuidadores devem ter para com a própria saúde, que muitas das vezes, é deixada em segundo plano, voltando-se tão somente aos que necessitam de uma atenção especial, de seus filhos e filhas que possuem TDAH, Deficiências Físicas, Psicomotoras e ou Autismo.

Além da Psicóloga Grasiele Condessa, que conduziu os trabalhos, tivemos também a presença do Diácono Permanente Wellington César, do Candidato a Diácono Permanente Reginaldo Amorim, a enfermeira Patrícia Bicalho Pinto Pacheco, umas das referências do Centro Especializado em Reabilitação Física e Visual (CER II), a Enfermeira e Coordenadora do Curso de Enfermagem do Unileste Virginia Maria da Silva Gonçalves, o fisioterapeuta George do (CER II) e o Sr. Hudson Pacheco Alves Martins coordenador do ministério do música na comunidade do São José Operário – Amaro Lanari, além dos pais e cuidadores diversificado, de pais/responsáveis, comprometidos com a busca de informações e troca de experiências diárias.

Pelos depoimentos vimos as realidades e as dificuldades que cada família convive no dia a dia, no cuidado dos filhos e filhas. Eis, o motivo e a preocupação da Pastoral da Pessoa com Deficiência e da Faculdade Unileste, juntos pensaram em abordar um assunto tão importante, mas deixado em segundo plano: “A saúde destes “cuidadores”. Uma atenção para com a sua autoestima, com sua saúde física e mental.

Como ação efetiva, a turma de alunas de enfermagem e a coordenação do curso de enfermagem realizarão consultas de forma gratuita, com o intuito de sondar como anda a saúde física como um todo e orientar a todos de como realizar um bom acompanhamento da saúde; e em conjunto, buscar soluções. O contato poderá ser realizando diretamente com a Enfermeira Virginia Maria da Silva Gonçalves – Coordenadora do Curso de Enfermagem, que agendará os horários em conformidade com a disponibilidades dos cuidadores, que poderá ser durante o dia ou a noite e ou inclusive aos sábados.

Uma vez estruturado esse acompanhamento outras ações serão desenvolvidas pela Unileste: Dia de relaxamento para estes cuidadores com massagens relaxantes, instrução de técnicas Integrativas, musicoterapia, aromaterapia, lanche com chás e biscoitos, dia de beleza com unhas cabelo, maquiagem, bate papo e integração.

Visando maior conforto, os cuidadores que não tiverem com quem deixar seu filho, poderá trazê-lo para o Campus. Um grupo de alunas(os) da enfermagem e educação física desenvolverão atividades e brincadeiras.

Maiores informações sobre os serviços oferecidos, podem ser solicitadas pelo telefone: (31) 98830-3695 – Enfermeira Virginia Maria da Silva Gonçalves. Ligue e agende seu horário.