Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

04 de dezembro de 2023

Retiro Missionário Diocesano

28/09/2023 . Notícias da Diocese

Aconteceu entre os dias 22 e 24 de setembro, na Comunidade São João Batista da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Itabira, um retiro missionário com o tema “Ide! Da Igreja Local até os confins do mundo”, e iluminado pelo lema bíblico “Corações ardentes, pés a caminho”, seguindo a inspiração do 3º Ano Vocacional que a Igreja do Brasil está celebrando e, também, com a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões.

Na ocasião, participaram cerca de 85 pessoas, das diferentes regiões pastorais da Diocese. Foram dias não somente de formação e reflexão sobre a natureza missionária da Igreja como também da espiritualidade que alimenta e fundamenta a nossa missão de discípulos missionários, a espiritualidade do seguimento de Jesus Cristo, que nos impulsiona à saída missionária, a viver de fato, a Igreja em Saída, para anunciar não só por palavras mas pelo testemunho comprometido com a vida em abundância para todos, preferencialmente àqueles e àquelas cujas vidas estão ameaçadas.

Assessorado pela Irmã Sandra Regina Amado,  ex-assessora da Comissão da Ação Missionária da CNBB, que integrou a Comissão no último quadriênio 2019-2023. É irmã Missionária Comboniana, e no momento no suporte da comunidade das Irmãs Missionárias desta congregação, na área da Animação Missionária e Animação Vocacional, na cidade de São Paulo. É Missionária Ad Gentes com experiência nos países africanos da Eritrea e no Sudão do Sul. É graduada em Inglês e Literatura e Mestrado em Linguística e Diversidade de Culturas e pós graduada em Missiologia pela Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília – FATEO, e Centro Cultural Missionário – CCM, com sede em Brasília. Atualmente está cursando Teologia EAD da Faculdade Jesuíta, de Belo Horizonte.

O Retiro teve início no dia 22 de setembro, com acolhimento e recepção dos missionários e da assessora, a partir das 17h, e das 19h30 às 21h30, com um momento de mística, organizado pelo Regional 1, seguida de uma introdução do assunto. Ao final, os participantes jantaram e foram enviados às casas das famílias acolhedoras.

A manhã do sábado, 23 de setembro, iniciou às 7h com o café, seguido, às 7h30 com a oração do Ofício Divino das Comunidades, preparado pelo Regional 3 e, a partir das 8h, houve assessoria até ao meio dia. Na parte da tarde, das 13h30 até às 15h, houve a realização de 7 oficinas com temas relativos à missão, a saber: Igrejas Irmãs, por Padre Marco José, atual pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Ipatinga, Juventude Missionária, pelo jovem Vinícius Julião, assessor da JM, da Arquidiocese de Belo Horizonte, Missão e Casa Comum, por Lucimere da Silva Leão, coordenadora da Comissão Diocesana do Meio Ambiente; Missão e Ecumenismo, por Leonor Peres, coordenadora diocesana da ação ecumênica; Glória Benedita de Abreu Correia, coordenadora diocesana dos Grupos de Reflexão e membro da equipe que prepara o material refletido nas comunidades paroquias da Diocese; Missão e Pastorais Sociais, por Marleny Gonçalves Bonifácio, coordenadora da Comissão Diocesana das Pastorais Sociais e Animação Missionária, por Adenildes Souza Martins. Ao final de cada oficina, foram propostos gestos concretos, que darão base ao planejamento missionário da Comissão Diocesana de Animação Missionária.

Ainda no sábado, contamos com a presença dos padres Júlio Martin, atualmente à frente da Paróquia Bom Jesus, de Bom Jesus do Amparo no Regional 2 , e José Geraldo de Melo, assessor da Comissão Diocesana de Animação Missionária e, no momento como pároco da Paróquia Cristo Rei, em Ipatinga no Regional 3.

No domingo, iniciamos com o café por volta das 8h da manhã, seguido de um momento de oração e, assessoria até às 10h30. As atividades foram encerradas por uma Celebração Eucarística, presidida pelo padre Hideraldo Veríssimo Vieira, pároco da paróquia acolhedora.

A palavra final é de gratidão por todas e todos que se envolveram nestes trabalhos, nas preparações dos meses anteriores e durante os dias dos trabalhos: a equipe que organizou, as famílias que acolheram os participantes, as secretárias regionais, o Clube de Mães de Itabira que assumiu a cozinha , os participantes, a equipe de animação musical, da Paróquia Cristo Rei de Ipatinga.