03 de maio de 2024

Retiro Anual dos Diáconos e suas Esposas

29/08/2023 . Notícias da Diocese

Família, Ministério e Caridade, esse foi o tema principal que direcionou o Retiro Espiritual dos Diáconos Permanentes da Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano e suas respectivas Esposas. Já o lema proposto reforçou ainda mais a temática: <<Mostra-me tua fé sem obras, e eu te mostrarei pelas obras a minha fé>> Tg 2,18.

Durante dois dias, 26 e 27 de agosto de 2023, sob a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, a Mãe de Deus e nossa Mãe e da Beata Elena Guerra, na Casa de Retiros, no bairro Recanto da Mangueiras, na cidade de Coronel Fabriciano, área da Paróquia São Francisco Xavier, de responsabilidade do Pe. Marcelo Ávila SX, que juntamente com o Diácono Albio Júnior contribuiu para o bem-estar de todos.

O Diácono Welington César, presidente da comissão diocesana dos diáconos permanentes, em sua fala inicial, exortou aos casais que procurassem se deligarem do mundo lá fora, das preocupações cotidianas e dos desafios, dedicando-se em tudo e a tudo o que estava planejado e programado para o retiro espiritual.

Ali, era o momento e o local propício para que os casais se unissem mais. Oportunidade ímpar, para rezar juntos pelo ministério ordenado, pelas famílias e pelos seus filhos.

Dentre as atividades programadas, durante o encontro aconteceram:

Palestra com a psicóloga Jordânia Martins Vieira, da Paróquia Nossa Senhora da Esperança – Ipatinga. Formação, testemunho e orientações a respeito da Pastoral da Saúde com o Diácono Silvanir Soares – da Arquidiocese de Belo Horizonte. Missa, palestra e momento de reflexão e adoração do santíssimo sacramento com o Pe. José Cláudio Oliveira, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Belo Oriente.

Durante toda a realização do retiro, aconteceram vários momentos fortes e marcantes, de meditação, adoração e graças. A confraternização, a troca de experiências boas e ruins, das graças alcançadas e perdas, ajudaram na interatividade entre os diáconos e as esposas. Serviram como um combustível para uma nova jornada, que se iniciou logo após a despedida e o encerramento.

Roguemos a Deus por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, padroeira da Diocese, da Beata Elena Guerra e de São Lourenço – padroeiro dos diáconos, que continuem a velar por todos os diáconos, em especial pelos da Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano.

Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!

Beata Elena Guerra, intercedei junto a Deus por nós!

São Lourenço, rogai por nós!