07 de maio de 2024

Regional Pastoral 2 realiza encontro de formação para secretários paroquiais

06/03/2024 . Notícias da Diocese

O encontro, que teve início com a celebração da Santa Missa, foi marcado por palestras, momentos de partilha

Fechando o ciclo formativo proposto pela Cúria Diocesana para os colaboradores das secretarias paroquiais de toda diocese, a região pastoral 2 da Diocese Itabira-Cel. Fabriciano, reuniu na ARPAS, João Monlevade, na terça-feira, 5 de março, os responsáveis pela pastoral e financeiro de todas as suas 13 paróquias.

O encontro teve como objetivo orientar e compartilhar melhores práticas para otimizar a gestão da secretaria paroquial. Além de ser um momento que permite o fortalecimento dos laços com outros colegas que desempenham um papel vital em nossas Paróquias.

A celebração eucarística presidida pelo Pe. Gustavo da Silva Alves, Coordenador Regional de pastoral da Região Pastoral 2, introduziu o grupo ao dia de estudos e socialização.  Em sua homilia Pe. Gustavo descreveu a imensa bondade e misericórdia de Deus, no qual devemos depositar a total confiança. A vivência quaresmal que nos oportuniza processo de sincera conversão de modo a vivermos na fraternidade e no amor. Lembrou que os Colaboradores paroquiais são responsáveis por mostrar este rosto misericordioso do Pai na forma que acolhem aos que chegam às Secretarias paroquiais.

Após a Missa seguiram para o café, e depois para o salão onde ocorreu a formação. Como nos demais regionais, após apresentação e acolhida a formação teve início com a assessoria da contadora, Juliana Lopes de Sena, do departamento administrativo da cúria diocesana que trabalhou até o horário do almoço sobre questões contábeis e administrativas.

Na ordem do dia, após o almoço, a formação prosseguiu com o tema Sacramento do Batismo conduzido pela Diolina Vicentina Teixeira, Notária da Cúria Diocesana, que com leveza conduziu o momento, prosseguindo como desde a acolhida do encontro  intercalando  com refrões animados seguido de coreografias, para o desenvolvimento do tema foi utilizado “estudo de casos” que foram trabalhados em grupos e depois apresentados para todos com as análises, soluções/conclusões com as intervenções dos assessores.

Concluindo com informes e orientações de atenção a agenda Pastoral por Irmã Silvia, Diolina e, Ana Maria de Sena, secretária de pastoral do Regional 2, que convidou a Colaboradora Karen, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, grávida de gêmeos a carregar a imagem de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira de nossa Diocese e juntos cantando louvores a Maria, pedir a intercessão dela, a fim de que nos conquiste e ensine como acolher, seguir e anunciar Jesus Cristo em nossa vida e em nosso tempo.