26 de julho de 2024

Pastoral Familiar da Região Pastoral 3 Realiza Retiro Anual em Ipatinga

10/05/2024 . Notícias da Diocese

Em sintonia com o Tema e Lema da Campanha da Fraternidade 2024, a Pastoral Familiar da Região Pastoral 3 da Diocese de Itabira Cel. Fabriciano, realizou o seu retiro espiritual anual em Ipatinga (MG)

Geralmente este retiro acontece dentro da quaresma, mas devido os eventos iniciais deste ano como o carnaval que aconteceu nos dias 12 e 13 de fevereiro e logo após a abertura da CF ser em Ipatinga os organizadores acharam por bem transferir este evento para 05 maio. Foi um encontro de várias equipes da Pastoral Familiar da Regional lll, praticamente todo o regional teve representantes.

O retiro teve início pela manhã, com credenciamento, café da manhã e música de acolhida, na quadra da Escola Educação Criativa no bairro Cidade Nobre em Ipatinga (local propicio pelo isolamento acústico) com várias palestras de temas diferentes, como:

Família e Amizade Social’ ‘Vós sois todos Irmãos e Irmãs’;  “Amizade, Caminho, Necessário para uma Boa Convivência Familiar”; “A Amizade aquece o Coração”; “Somos gerados para a Fraternidade”“O Amor que Desconhece Limites” e “O Amor que se Renova ao longo do Tempo” voltados às famílias  em consonância com a Campanha da Fraternidade deste ano e com intuito de animar e fortalecer as pastorais no seio familiar para Semana Nacional da Família que vai acontecer em agosto do corrente ano.

Além das palestras, teve os momentos de reflexão, almoço, lanches, plenárias e considerações, momento mariano, do Angelus, homenagem as mães, adoração do Santíssimo Sacramento e fechando com a Santa Missa.

Segundo a assessoria do Encontro, a Campanha da Fraternidade 2024 também nos convida a pensar e treinar na importância da proximidade da acolhida incondicional, do intercâmbio de dons, pois todos somos portadores de riquezas. A família é o primeiro grupo natural da experiência da amizade chamada a abrir-se às necessidades dos outros. A amizade é a fonte da fraternidade. Dom de Deus, é ter saúde, ter paz, ter alegria e cultivar a simplicidade.

Este retiro espiritual contou com a assessoria e condução dos trabalhos de Consola Martins que é coordenadora Regional, também com assessoria dos Diáconos permanentes: Luiz Carlos Paiva:  Paróquia Cristo Rei, Albio Balbino de Souza Júnior : Paróquia São Francisco Xavier -Coronel Fabriciano, Diácono Elias, Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Ipatinga  e dos padres : Eugênio Ferreira de Lima: Belo Oriente, Padre Marco José Almeida: Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Ipatinga  e do Coral Jovens: Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Ipatinga.

Reportagem de Maria de Lourdes Messias – Comunicadora: Pastoral da comunicação- Pascom