28 de abril de 2024

Pastoral Afro se reúne em João Monlevade

10/07/2023 . Notícias da Diocese

O Encontro da coordenação de Diocese e Arquidiocese da Pastoral Afro Brasileira(PAB) da Regional Leste II Província Eclesiástica de Mariana aconteceu nos dias 30 de junho à 1 e 2 de julho, na Arpas em João Monlevade. Ao todo foram 20 representantes das Arquidioceses de Mariana e Belo Horizonte e das Dioceses de Itabira, Caratinga e Governador Valadares.

Nesse clima de retomada, nosso encontro foi muito caloroso com o sorriso de quem vestiu a camisa e não soltou a mão de ninguém é que chegamos até aqui. Nesse sentido, preparando a organização da tenda do patrono escolhido “Chico Rei”, que será apresentada no Encontro Mineiro em Conselheiro Lafaiete em meados de outubro.

Queremos destacar a presença do Padre José de Fatima de Caratinga (MG) sempre presente nos encontros da PAB, os diáconos da Arquidiocese de Belo Horizonte(MG) Amauri Dias e João Cota, Vereadoras Giuliane Quintino de Caratinga e Gilsa Santos de Governador Valadares(MG), Marinete Morais da PAB e Secretaria da Assistência Social de João Monlevade(MG), Efigênia de Ponte Nova(MG), Imaculada de Caratinga, Rosimeiry de Itabira(MG), Maria da Conceição de João Monlevade, Walterly de Belo Horizonte, Dilson de Belo Horizonte, Antônio Sergio de Governador Valadares, Sonia de Itabira, Maria José de Mariana(MG), Hellen de Mariana, Maria Imaculada de Mariana, Doralice de Itabira e Maria Felix de Belo Horizonte.
No decorrer do encontro, estiveram presentes Padre Carlos Jorge Teixeira, Vigário em Ipoema (MG), Padre Gustavo da Silva, Coordenador Regional de Pastoral e o Diácono Geraldo Evangelista de João Monlevade e Regiane Aparecida da Cáritas Itabira.

Refletindo sobre Chico Rei, a metodologia participativa das instalações pedagógicas pelas falas de Boaventura Santos e Paulo Freire; o círculo da cultura trazendo as forças vivas do povo negro na perspectiva; Raízes do povo negro: é tempo de esperançar.

No encerramento das nossas atividades, agradecemos o apoio dos secretários diocesanos Vicente Bueno e Regional Ana Maria Sena, bem como o acolhimento da casa, e as mãos preciosas das cozinheiras. Levaremos como tarefa: como legitimar as forças vivas, organicidades de cada província, fortalecer os vínculos com as comunidades quilombolas, reunir coordenação, encontros diocesanos ampliados, formação intensiva, reuniões virtual ou presenciais.

Na certeza de nos encontrarmos novamente em 9 de setembro em Governador Valadares, até breve. Que Deus e a Mãe Negra Aparecida abençoe e ilumine nossa caminhada. Axé.

Juliana Barbosa – Coordenadora Diocesana Pastoral Afro Bakhyta.

Padre José de Fátima , Efigênia, Ana Laura, Maria Imaculada, Dilson, Guido,Doralice, Hellen,Rosimeiry, Maria Felix, Marinete, Conceição, João, Imaculada Amauri,Maria José, Guiliane, Gilsa, Sônia, Juliana e Antônio Sergio.

Diácono João, Imaculada, Padre Jose de Fatima, Diácono Amauri e Vereadora Giuliane.

Vereadora Giuliane Caratinga, Doralice, tia Efigênia, Imaculada e Vereadora Gilsa Valadares e Antônio Sergio.

Dilson José, coordenador arquidiocesano da PAB da Paróquia Cristo Redentor, Diácono João Costa referencial da PAB da Arquidiocese de Belo Horizonte, Doralice PAB João Monlevade, Sônia PAB Itabira, Walterly PAB Belo Horizonte, Maria Felix PAB da Paróquia São Bernardo, Diácono Amauri Moura e Juliana PAB João Monlevade.

Pastoral Afro Bakhita