03 de maio de 2024

Paróquia Nossa Senhora Aparecida realiza I Gincana da Família

24/08/2023 . Notícias da Diocese

Criada em 1992, a Semana Nacional da Família promove momentos de oração, formação e reflexão durante o mês de agosto, mês das vocações.

“Família, fonte de vocações” foi o tema escolhido Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) para a Semana Nacional da Família 2023, acontecida entre os dias de 13 a 19 de agosto, seguindo o tema do 13º Simpósio Nacional da Família em sintonia com o 3º Ano Vocacional do Brasil.

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Ipatinga, promoveu sete encontros temáticos nas comunidades com missas todos os dias e foi além promovendo a I Gincana das Famílias, envolvendo as 7 comunidades que a compõem.

A Gincana tem o objetivo de “Confraternizar as Comunidades”, ou seja, as comunidades, os fiéis e os membros das pastorais. Nesse ano, foi realizada no Centro Comunitário Cristão (CCC) no sábado dia 19 de agosto.

Na abertura das atividades, o Padre Marco José falou sobre a importância das famílias católicas “preocuparem-se com as profissões de seus membros, mas que antes se debrucem sobre a vontade de Deus para cada pessoa na família. Que as crianças e os jovens sintam o chamado de Deus, seja para o Sacerdócio, seja para o Matrimônio, seja para a vida religiosa”.

Para o religioso, o chamado foi Deus quem fez, ninguém tem o direito de interferir nele, mas a família tem o dever de facilitar sua descoberta. Segundo Padre Marco José, “é necessário valorizar as vocações, seja ela qual for; o povo de Deus precisa de todas as vocações e de todos os vocacionados, concluiu ele”.

Gincana
Após a abertura feita pelo Padre Marco José, o evento prosseguiu com a composição da mesas. Logo em seguida, iniciou-se a gincana, a apresentação das comunidades que foram identificadas por cores, seguindo a seguinte ordem: branca (Comunidade Matriz), laranja (Comunidade Santo Antônio), azul (Comunidade Esperança em Cristo), preta (Comunidade São João XXIII), amarela (Comunidade Atos dos Apóstolos), vermelha (Comunidade Divina Providência) e verde (Comunidade Jesus de Nazaré).

Uma energia contagiante tomou conta de todo ambiente com crianças, jovens e adultos. Todos não economizando esforços e se interagindo para cumprir as tarefas, num clima de profunda alegria e divertimento. Tarefas com bambolês, arcos, bolas, danças, músicas e todo tipo de cantoria fizeram do sábado, 19 de agosto, uma tarde abençoada e inesquecível.

Ao final, a grande comunidade vencedora foi a Equipe Amarela da Atos dos Apóstolos, cuja representante recebeu das mãos dos Padres Marco José e Padre Raimundo Vieira uma imagem da Sagrada Família, abençoada por eles ali naquele local.

Outro destaque foi a grande quantidade de alimentos não perecíveis conseguidas como somatório das contribuições individuais e arrecadadas nas comunidades.

Para o ano de 2024 está prevista a realização da II Edição da Gincana da Família. Por enquanto, no próximo sábado dia 26 de agosto haverá a Festa da Família com várias atrações, shows musicais, barraquinhas e muito mais.

Fonte: Texto e fotos Pascom Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Ipatinga