07 de maio de 2024

Paróquia em Itabira ganha novo nome e padroeiro

08/11/2023 . Notícias da Diocese

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, do bairro João XXIII,  mudará de nome e passará a ser chamada Paróquia São João Batista e a Igreja São João Batista passará a ser a Igreja Matriz.

Essa não é a primeira vez que é mudado o nome da Paróquia: Em 1969, Dom Marcos Antônio Noronha, criou a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, unindo-a com a Igreja Matriz no Bairro Conceição.  Em 1990, Dom Mário Teixeira Gurgel, dividiu as Paróquias da cidade de Itabira e a Paróquia foi destituída, tornando-se Setor e passando a pertencer à Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Vila Amélia. Já, em 1999, Dom Lelis Lara, desmembrou este Setor da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e voltou a instituir a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, com sede na Comunidade São João Batista, no bairro João XXIII.

Novo logotipo paroquial

O  Decreto de alteração de titularidade da Paróquia foi promulgado no dia 7 de outubro, memória de Nossa Senhora do Rosário, Padroeira da Cidade de Itabira:

DECRETO DE ALTERAÇÃO DA TITULAÇÃO DA PARÓQUIA

DOM MARCO AURÉLIO GUBIOTTI

BISPO DA DIOCESE DE ITABIRA-CORONEL FABRICIANO

POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA,

AOS QUE ESTE DECRETO VIREM,

SAUDAÇÃO, PAZ E BÊNÇÃO NO SENHOR!

CONSIDERANDO o pedido apresentado pelo Reverendíssimo Senhor Padre Hideraldo Veríssimo Vieira, Administrador da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, situada no município de Itabira-Minas, nesta nossa Diocese, no qual solicitou alteração na titulação do Padroeiro da paróquia, após ter consultado o Conselho Pastoral Paroquial da supracitada paróquia e, tendo ouvido o Conselho Presbiteral (cân. 515 § 2) em reunião realizada no dia oito do mês de agosto de 2023, que manifestou parecer positivo.

São João Batista é o modelo de santidade a ser seguido, visando o bem dos paroquianos e a piedade popular expressa na devoção profundamente arraigada no coração dos fiéis.

DECRETO, que a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, inscrita no CNPJ 20.963.351/0023-10, com sede à Rua Humberto Campos, nº 462, CEP: 35.901.029, bairro João XXIII, na cidade de Itabira-Minas Gerais, altere o seu título de estabelecimento-nome fantasia para PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA, permanecendo inscrita no mesmo CNPJ, sendo que a Igreja situada no mesmo endereço passe a ter os direitos de Matriz Paroquial.

RECOMENDO que o titular da Paróquia, SÃO JOÃO BATISTA, seja celebrado com fervor e devoção dentro das festas litúrgicas previstas pelo calendário da Igreja.

ESTE DECRETO será impresso em cinco vias, sendo que duas serão encaminhadas à PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA e as outras três serão custodiadas nos arquivos da Cúria Diocesana de Itabira. Que este decreto seja transcrito integralmente no Livro do Tombo da Paróquia e lido na celebração da missa que será presidida pelo Bispo diocesano, no dia 12 de novembro, domingo, às 18horas e 30minutos, na presença de uma porção do Povo de Deus.

ESTE DECRETO entra em vigor na data de sua publicação.

DADO E PASSADO na Cúria Diocesana de Itabira, aos 7 dias do mês de outubro de 2023, memória de Nossa Senhora do Rosário, padroeira da Cidade Episcopal de Itabira, sob o Sinal e o  Selo de Nossas Armas.

Dom Marco Aurélio Gubiotti

Bispo diocesano