Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

19 de setembro de 2024

Dom Marco Aurélio preside Santa Missa pelos 48 anos do Encontro de Revisão Matrimonial na Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano

25/09/2023 . Notícias da Diocese

Na última quarta-feira, 20 de setembro, Dom Marco Aurélio presidiu a Santa Missa no C3 (Centro Comunitário cristão), celebração que aconteceu para envio dos casais que estão trabalhando no ERM de 206º. Esta celebração contou com a presença do Diácono Elias, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Ipatinga.

O Encontro de Revisão Matrimonial – ERM, nasceu por iniciativa de alguns casais que, conscientes da importância do matrimônio que é base da família, esforçaram-se para implantá-lo aqui no Vale do Aço. Eles participaram do Encontro de Revisão Matrimonial na Casa das Bodas de Caná em Belo Horizonte, fundada por Padre Osvaldo Gonçalves, e trouxeram a dinâmica dos trabalhos para o Vale do Aço, com a ajuda de alguns sacerdotes, incluindo o Padre Osvaldo, montaram a estrutura do encontro e o realizaram aqui. O primeiro encontro, realizou-se no ano de 1975, na Escola Márcio Cunha, no Bairro Horto em Ipatinga.

Os primeiros encontros foram realizados nas dependências dos Colégios  Márcio Cunha (Horto), Maurílio Albanese (Bela Vista) e Polivalente (Cidade Nobre) em Ipatinga, e a partir do 18º encontro, começou a ser realizado no C3 (Centro Comunitário Cristão), local que teve início com o senhor Jair Gonçalves que fez a doação do terreno, a construção da casa, e foi concluído com doações dos casais. Está localizado no bairro Panorama em Ipatinga.

Os Encontros de Revisão Matrimonial do Vale do Aço, acontecem quatro vezes ao ano, no C3. Envolvem-se em cada encontro, cerca de 95 casais trabalhando, das três cidades do Vale do Aço (Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo), e estes acolhem 30 novos casais participantes a cada encontro de diversas Comunidades. Para participarem deste encontro a única condição é que estes casais tenham o Sacramento do Matrimônio.

Após fazerem o encontro, os casais são enviados para as suas comunidades e incentivados a participarem de grupos de casais ou em outra pastoral da comunidade conforme seja a sua escolha. A partir de sua inserção na comunidade, começam a trabalhar ajudando outros novos casais, o que mantém este movimento vivo há mais de 47 anos.

Durante todos estes 47 anos de movimento, o Encontro de Revisão Matrimonial sempre contou com o apoio de um Diretor Espiritual. Desde o primeiro Encontro, em uma linha cronológica, podemos assim posicionar:

  • Padre Osvaldo Gonçalves – Ajudou a montar o primeiro encontro e os acompanhou até o quarto encontro;
  • Padre Sebastião Pescattori: Fez o quarto encontro e assumiu como diretor espiritual a partir do quinto. Foi pela contribuição de Padre

Pescattori que foi possível organizar o movimento de forma mais consolidada e conseguir a construção da casa onde até hoje acontecem os encontros em Ipatinga. Atualmente mora na Congregação Jesuíta em Belo Horizonte.

  • Irmã Angelina: Após a saída de Padre Pescattori, irmã Angelina assumiu e permaneceu como diretora espiritual até à sua morte.
  • Dom Lelis Lara: Após a morte de irmã Angelina, o Bispo Diocesano Dom Lara assumiu e permaneceu até à sua morte.
  • Padre Roberto: Após a morte de Dom Lara, assumiu então como diretor espiritual, na época pároco da Paróquia Cristo Rei, permaneceu até agosto de 2023.
  • Atualmente está o Padre Flávio, como diretor espiritual.

Após os trabalhos iniciados no Vale Aço, alguns casais se empenharam em levar este mesmo encontro para outras cidades dentro e fora da nossa Diocese. Em nossa Diocese, realizou-se o Encontro de Revisão Matrimonial nas cidades de Itabira e João Monlevade. Hoje no Vale do Aço, estamos realizando o 206º, após 2 anos parados por causa da pandemia. Já nas Cidades de Itabira foram realizados 54º encontros, e João Monlevade 22º encontros. Fora da nossa Diocese, foram realizados encontros em Almenara e Governador Valadares.

Agradecemos imensamente o apoio que temos recebido por parte dos sacerdotes em nossos trabalhos, pois em todos os encontros realizados, foi possível contar com o apoio deles. Dom Odilon, nosso Bispo Emérito, também já participou e ainda hoje continua a ajudar em alguns encontros.

A Coordenação do Movimento de Revisão Matrimonial, desde já agradece o acolhimento de nossos trabalhos, e nos colocamos a disposição do senhor Bispo Dom Marco Aurélio e todos os sacerdotes, para também contribuir em suas necessidades pastorais.

Casal coordenador do ano de 2023
Robson e Laurinda

Casal coordenador do ano de 2023
Robson e Laurinda