27 de julho de 2024

Jovens são preparados para servir como proclamadores da palavra na liturgia

17/10/2023 . Notícias da Diocese

Deus tem um chamado para cada um de nós e não é preciso esperar até ficar mais velho para atender esse chamado. Na Bíblia, são vários os exemplos de pessoas que ouviram e atenderam o chamado de Deus ainda na juventude, como podemos citar o caso de José vendido como escravo aos 16 anos, do jovem Samuel, Ester, dentre outros.

O Próprio Jesus Cristo surpreendeu os próprios pais terrenos, Maria e José, ao ser encontrado no templo discutindo com os doutores da Lei, sobre os mistérios de Sua missão. “O Menino crescia em fortaleza e graça de espírito e todos os que o ouviam ficavam admirados” (Lc 2, 39-52).

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Ipatinga, jovens estão atendendo a esse chamado. Eles são pertencentes aos grupos de jovens e participam de diversas atividades paroquiais, mas agora deram um passo além ingressando nos grupos de liturgia como proclamadores da Palavra.

A iniciativa foi da Coordenadora de Liturgia Paroquial, Ubiara Steves Rocha. Ela convidou os jovens e logo em seguida chamou o Diácono Elias Silva, que ficou responsável pela formação espiritual da garotada. A formação aconteceu no sábado, dia 14 de outubro.

Missa dos Jovens todo terceiro Domingo do Mês

Nesse primeiro momento, os jovens receberam formação como Proclamadores da Palavra e Comentaristas, mas eles não vão parar aí, porque outras funções da Santa Missa serão absorvidas por eles até assumirem uma Missa completa todo terceiro domingo do mês, é o que garante a Coordenadora Ubiara Steves. “Nos grupos de jovens já temos Coroinhas, Acólitos e Acólitas, Acolhedores e Acolhedoras, Músicos e Músicas, entre outros. Em pouco tempo, os jovens estarão prontos para assumirem uma Missa completa”, ela conclui esperançosa.

Os Grupos de Jovens da Paróquia Nossa Senhora Aparecida reúnem-se todos os domingos às 18h no Salão Anexo à comunidade matriz, exceto nos terceiros domingos do mês. Nesse dia, eles rezam o terço, depois dirigem-se para a Igreja quando participam da Santa Missa.

Quem quiser participar dos Grupos de jovens, basta procurar os jovens nos momentos de reunião ou pedir informações na Secretaria Paroquial.

Texto e Fotos: Pascom Paróquia Nossa Senhora Aparecida