27 de julho de 2024

Inauguração do Projeto Amor em Forma de Banho

12/09/2023 . Notícias da Diocese

Louvado Seja o Nosso Senhor Jesus Cristo!

Depois de muita expectativa é chegado o dia tão aguardado da inauguração do Projeto “Amor em Forma de Banho”, que visa oferecer um pouco de dignidade através de banho aos nossos irmãos e irmãs em situação de rua, além de oferecer, se assim for da sua vontade, uma roupa limpa, uma refeição e muito amor.

“Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância”. (João 10,10.)

As palavras de Jesus nos inquietam em vê que num país com tanta riqueza, exista tanta desigualdade social. Basta dar uma volta pelos centros das cidades para vermos como cresce demasiadamente a população em situação de rua em nosso país.

A cada dia aumenta mais o número de pessoas sem perspectivas de vida, perambulando pelas ruas, alguns empurrando um carrinho de reciclado, outros andando sem rumo devido ao comprometimento mental e quando chega a noite a calçada e as marquises são suas únicas moradias.

Muitos não têm como comunicar-se com a família, não possuem endereço fixo, não conseguem emprego e documentos, não têm onde guardar seus pertences, perdem a identidade e o próprio nome. A maioria deles são dependentes químicos que já desistiram de lutar por sua recuperação e seus familiares os abandonaram.

As pessoas em situação de rua são, geralmente, imigrantes que vieram de várias cidades do interior ou de outros estados. Fazem das ruas e praças da cidade suas moradias. Desempregados, buscam alternativas de sobrevivência.

Algumas vezes tem família e são até mesmo da região, mas por vários motivos, sobretudo a questão das drogas e do alcoolismo, não conseguem viver com seus familiares e saem para as ruas fazendo deste espaço seu novo lar.

As iniciativas dos grupos religiosos, filantrópicos e voluntários tem esse papel de se solidarizar com estes irmãos e irmãs visitando-os, conhecendo suas realidades, orientando-os e encaminhando-os para os serviços públicos a eles destinados, apoiando iniciativas governamentais e não governamentais que os ajudam e reintegrando-os ao seio da família, quando possível, através de encaminhamentos como para clínicas de recuperação.

Conhecedores dessa realidade o Conselho Central de Ipatinga da SSVP – Sociedade São Vicente de Paulo através de uma proposta do CNB – Conselho Nacional do Brasil que consistia em financiar um projeto no Brasil intitulado inicialmente como “Trailer Banho Vicentino” que nasceu do pedido de uma moradora de rua da cidade de Juiz de Fora enquanto os Vicentinos faziam o trabalho de doação para eles (ver imagens a seguir).

O Conselho Central de Ipatinga viu nesse projeto a oportunidade de importar essa realidade de Juiz de Fora para atender aos nossos irmãos e irmãs da cidade de Ipatinga que também vivem a mesma realidade dessa necessidade de um banho, sobretudo para os que não conseguem pernoitar no albergue.

Em Ipatinga existem vários grupos organizados para atender essa população e os membros da Sociedade São Vicente de Paulo em parceria com os demais grupos e pastorais se reuniram para elaborar esse projeto que tinha como principal objetivo pleitear um “trailer banho” para atender essa demanda em nossa cidade.

O projeto do Conselho Central de Ipatinga foi aprovado e aceito pelo Conselho Nacional do Brasil e fomos contemplados com um trailer devidamente adaptado para oferecer o banho e um veículo devidamente capaz de tracionar o trailer (ver imagens abaixo).

O principal objetivo do Projeto é ofertar banho para as pessoas em situação de rua.

Abaixo os detalhes da inauguração:

• Data da inauguração: 27/09/23 (quarta-feira), dia de São Vicente de Paulo
  • Horário: A partir das 16h
  • Local: Área lateral à Igreja Senhor dos Passos
  • Endereço: Rua São Clemente, 32, Novo Cruzeiro (atrás do Hipermercado Coelho Diniz)
  • Programação: 16h inicia com o banho; 18h haverá a Santa Missa em honra a São Vicente de Paulo e depois da Missa será oferecido um jantar para todos os presentes
  • Realização: Sociedade de São Vicente de Paulo, Pastoral do Povo da Rua e Grupos de Assistência aos irmãos e irmãs em situação de rua

Acreditamos que com o recurso adquirido o Projeto Amor em Forma de Banho somado aos outros serviços ofertados pelo Poder Público e pelos Grupos Voluntários proporcionará maior dignidade para os nossos irmãos e irmãs em situação de rua porque juntos somos mais fortes e podemos levar a caridade aos nossos irmãos e irmãs em situação de rua.