20 de maio de 2024

Formação para o Curso de Inverno 2024: Importância da fraternidade e do diálogo na comunidade cristã

09/05/2024 . Notícias da Diocese

No dia 28 de abril de 2024, ocorreu no auditório São João Paulo II da Paróquia São João Batista, em Itabira/MG, uma formação destinada aos organizadores do curso de inverno de 2024, que será realizado no final do mês de maio. A assessoria ficou por conta de Padre Firmin Yaga III Onana, CICM, que guiou os participantes em reflexões profundas sobre temas essenciais para a vida em comunidade.

Pela manhã, foi abordada a importância da sinodalidade na Igreja, ressaltando a necessidade de uma comunidade que se escuta e se apoia mutuamente. A fraternidade, baseada no respeito, tolerância e solidariedade, foi destacada como a base para a construção de uma comunidade sólida. Além disso, foi refletida a convocação da Igreja ao Sínodo, com temas como riqueza e pobreza, equidade, justiça, papel das mulheres, abertura do sacerdócio, natureza do casamento e tentações do poder.

Na parte da tarde, a reflexão girou em torno da Encíclica “Fratelli Tutti” do Papa Francisco, que aborda a importância da fraternidade e da amizade social para a construção de um mundo mais justo e solidário. Dividida em oito capítulos, a Encíclica destaca questões como a manipulação de conceitos, o preconceito, a inclusão social, a política voltada para o bem comum, o diálogo e a construção de relações baseadas no respeito mútuo, entre outros temas fundamentais.

Dessa forma, a formação proporcionou aos participantes um momento de profunda reflexão sobre a importância da fraternidade, do diálogo e da construção de uma sociedade mais justa e solidária, inspirados pela mensagem de amor e união proposta pelo Papa Francisco na Encíclica “Fratelli Tutti”.

Texto e Fotos: PASCOM da Paróquia São João Batista- Itabira