20 de maio de 2024

Formação dos Coordenadores Diocesanos de Pastoral

09/05/2024 . Notícias da Diocese

Aconteceu nos dias 6 a 9 de maio de 2024 a Formação com os Coordenadores Diocesanos de Pastoral do Leste 2. O encontro iniciou-se dia 6 com santa missa de acolhida, apresentação dos participantes e apresentação da programação do encontro.

Durante todo o dia 7, foi partilhado por cada coordenador (arqui)diocesano as seguintes questões: como é organização de cada (arqui)diocese e quais questões pessoais são relevantes na caminhada de coordenação em sua (arqui)diocese. A noite vivenciamos juntos um momento de confraternização.

Durante o dia 8, foram trabalhados os seguintes temas: a) atribuições do coordenador diocesano de pastoral; b) Organização da CNBB e do Regional – Econômico-Contábil-Pastoral (Três pilares para que a evangelização aconteça); c) Jubileu da Peregrinos da Esperança.

Dia 8, na parte da manhã, contamos com a presença de Pe. Júlio César, que faz parte da equipe nacional para animação do sínodo, partilhando, na parte da manhã, reflexões sobre o “Sínodo sobre a Sinodalidade”.

Finalizando o encontro, Pe. Rodrigo apresentou a estrutura e organização da CNBB Leste 2. Foram divididas atividades para todas as províncias ajudarem na elaboração de um subsídio sobre o tema da “Esperança” para serem utilizadas em todas as (arqui)dioceses.

O encontro foi um momento de formação e partilhas sobre a caminhada das (arqui)dioceses do Leste 2. Essas reflexões fortaleceram nossos vínculos e caminhada, alargando nossos horizontes para atuação pastoral.

Participaram desse encontro os seguintes padres: Pe. Alexandre José Gonçalves, Guaxupé; Pe. Almerindo da Silveira Barbosa, Luz; Pe. Edson Aparecido da Silva, Pouso Alegre; Pe. Filipe Silva Pereira Gouvêa, Belo Horizonte; Pe. Jacson Hilário Pereira, Diamantina; Pe. Jean Steferson Pereira, Campanha; Pe. João Carlos Ventura de Oliveira, Juiz de Fora; Pe. Jorge Wilson Carvalho Fonseca, São João del-Rei; Pe. Jose Aparecido dos Santos, Guanhães; Pe. José Geraldo de Oliveira, Mariana; Pe. Luiz Antônio da Silva, Patos de Minas; Pe. Márcio Arthur Junior, Leopoldina; Pe. Márcio Rodrigo Mota, Itabira – Coronel Fabriciano; Pe. Patrício Geraldo Fialho, Caratinga; Pe. Pedro Henrique da Cruz, Montes Claros; Pe. Rogério de Jesus Bispo, Janaúba; Pe. Sebastião Ananias Lino, Oliveira; Pe. Willian Souza de Avelar, Sete Lagoas.

Deus abençoe nossa caminhada pastoral e Maria Santíssima, interceda a Deus por nós.

Pe. Márcio Rodrigo Mota | Dioc. Itabira – Coronel Fabriciano
Coordenador dos Coordenadores Diocesano de Pastoral