26 de julho de 2024

Encontro de Jovens é realizado em Ipatinga

10/05/2024 . Notícias da Diocese

No último sábado, dia 04 de maio do corrente ano, de 13h30 às 18h, foi realizado na Escola Municipal “João Reis de Souza”, no bairro Limoeiro, Ipatinga, o 1º ENCONTRO DE JOVENS DO REGIONAL 3, Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, encontro este, acolhido pela Paróquia São Pedro, do Limoeiro. O encontro teve como tema “Os jovens e a Missão – Com a força do Espírito, testemunhas de Cristo” e o lema “Ide, convidai a todos para o banquete” (Mt 22,9), em sintonia com a mensagem do Papa Francisco para o Mês Missionário de 2024.

O encontro foi assessorado pelo jovem Vinícius Julião, 26 anos, devoto de Nossa Senhora Aparecida, Coordenador da Juventude Missionária (JM), em MG e na diocese de BH. Trabalha junto à JM desde 2018 e desde 2001, na Infância e Adolescência Missionária. É membro da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, bairro Boa Vista, em Belo Horizonte. É Engenheiro de Software.

O encontro teve como objetivo animar missionariamente jovens de grupos de jovens, tendo em vista a espiritualidade do seguimento e a vivência como discípulo missionário / discípula missionária de Jesus, a partir do Batismo, na comunidade local. Não só pela inserção nos serviços eclesiais, mas na prática cotidiana, no sentido do pertencimento, abrindo-se também à universalidade. A proposta do encontro seguiu na direção de duas das quatro linhas de ação, do eixo 2 “Vocação e Missão”, do Plano de Pastoral Juvenil da Igreja no Brasil – Ao Seu Lado, a saber:  1. Fomentar o protagonismo eclesial e social da juventude mediante uma sólida reflexão acerca do papel de cada jovem, discípulo(a) missionário(a), em seus contextos;  2. Promover a animação missionária nas diversas propostas de ação da Pastoral Juvenil.

Participaram deste encontro cerca de 100 pessoas, incluindo jovens, sendo 65 inscritos, alguns adultos responsáveis pelos mesmos, equipes de serviços. A animação do encontro ficou por conta de um grupo da Paróquia São Geraldo, a oração inicial por jovens da Paróquia Cristo Libertador.

Responderam positivamente ao convite deste encontro as paróquias São Pedro, paróquia anfitriã, Ipatinga; Santana, de Santana do Paraíso, Nossa Senhora de Nazaré, de Antônio Dias, Nossa Senhora de Fátima/ Cel. Fabriciano, São José Timóteo, Paróquia Cristo Libertador, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora Aparecida, São Geraldo Magela, Senhor do Bonfim, Cristo Rei, Ipatinga.

Dentre os trabalhos realizados, houve um trabalho em grupos, no qual os participantes puderam conversar sobre a realidade de cada um pessoalmente e como grupo, em suas paróquias e, ao final, tiraram propostas de encaminhamentos, que foram apresentadas num momento de plenária. Dentre as propostas, uma ficou bem firme: o trabalho de parcerias entre os grupos das paróquias, de modo a favorecer a fortalecimento mútuo, com visitas, com a participação em eventos realizados pelas diferentes paróquias. Ficou fortalecida também a proposta de criar uma equipe articuladora dos jovens do Regional 3, sob a orientação do Setor Juventude do Regional.

Contamos com a presença dos padres Emanuel Cordeiro, pároco da Paróquia São Pedro, José Geraldo de Melo, de Paróquia Cristo Rei, assessor da Comissão de Animação Missionária Diocesana, Marco José, paróquia Nossa Senhora Aparecida, assessor da Comissão das Juventudes Diocesana, o padre Roi, da paróquia Nossa Senhora de Nazaré, que encerrou o encontro com um envio todo especial e o diácono Flávio Pena, responsável pelo Setor Juventude do Regional 3 e o senhor Gefeson, secretário do Regional 3.

Na oportunidade, agradeço imensamente ao secretário do regional, pelo empenho e acompanhamento desde o início, às diferentes equipes, e todos e todas que contribuíram na organização e realização do mesmo. E, de modo especial, agradecemos a Deus, em Jesus, por sua presença amorosa e fraterna por seu Espírito renovador e inspirador, o tempo todo conosco.