05 de maio de 2024

Encontro de Coordenação Pastoral em Ipatinga: Impulsionando a Visitação Hospitalar e Fortalecendo a Comunhão entre Paróquias

23/11/2023 . Notícias da Diocese

No último sábado, 18 de novembro, às 15:00, aconteceu no auditório do Centro Pastoral São Francisco de Assis, Paróquia Cristo Libertador em Ipatinga, o primeiro encontro com coordenadores dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão e Ministros da Palavra, Pastoral da Saúde e Terço dos homens das paróquias que compõem a cidade de Ipatinga.

O encontro contou com a participação das diversas paróquias da cidade, onde cada uma enviou seus representantes, se fazendo presente em torno de 30 pessoas. O mesmo foi conduzido pelos diáconos Álbio Júnior, assessor da pastoral da saúde e hospitalar do regional III e Flávio Pena, assessor da juventude no regional III e manifesta um apoio ao projeto.

O objetivo deste momento foi apresentar a proposta da retomada das visitas hospitalares no hospital municipal de Ipatinga que atende 100% SUS e recebe residentes da cidade local e de diversos municípios vizinhos. Diácono Álbio partilhou a experiência vivida em Coronel Fabriciano, onde recentemente foi implantada a Pastoral de Visitação Hospitalar. Essa missão recorda-nos o convite de Jesus: “estive enfermo, e vocês cuidaram de mim” (Mt 25,36b).

Nossa esperança é que, a partir deste encontro, possamos identificar e treinar os futuros novos agentes para atuarem na revitalização do projeto pastoral da visitação hospitalar no hospital municipal de Ipatinga. A primeira missa foi realizada no dia 22/11 no auditório do hospital municipal, sendo presidida pelo padre Fernando, pároco da paróquia Senhor do Bonfim, contando com a presença do diácono Flávio e de diversos representante das paróquias de Ipatinga.

Que o bom Deus continue abençoando esta missão!