30 de abril de 2024

Dom Marco Aurélio Gubiotti participa da 61ª Assembleia Geral da CNBB

12/04/2024 . Notícias da Diocese

Teve início no último dia 10 de abril, em Aparecida, SP, a 61ª Assembleia Geral da CNBB. O encontro anual dos bispos do Brasil começou com um retiro espiritual ministrado pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin. Os bispos refletiram “O Caminho Sinodal” por meio de pregações, momentos de reflexão pessoal e também de confissão sacramental.

A temática principal está voltada à realidade da Igreja no Brasil e a atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).

Dom Marco Aurélio Gubiotti, nosso bispo diocesano, participa da assembleia geral e vive a alegria da fraternidade episcopal numa reflexão sobre o caminho sinodal da Igreja numa espiritualidade de comunhão e missão.

Durante o retiro foi realizada uma Celebração Penitencial, e nesta os bispos puderam refletir sobre o caminho proposto pela Quaresma e pela Campanha da Fraternidade, focando na amizade social e na fraternidade entre irmãos. Após um momento de reflexão, os bispos se aproximaram do sacramento da confissão, ouvindo e orientando uns aos outros.

A pauta da Assembleia Geral inclui o tema central (A realidade da Igreja no Brasil e a atualização de suas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora), quatro temas prioritários (Sínodo dos Bispos 2021-2024, Jubileu 2025, Relatório da Presidência e Juventude) e assuntos a serem tratados em razão da previsão estatutária da Conferência (Doutrina da Fé, Liturgia, Relatório do anual da presidência, relatório econômico, Textos Litúrgicos – CETEL) e outros temas e informes diversos sobre a vida da Igreja Católica no Brasil.

Os bispos do Brasil seguem reunidos em assembleia até o dia 19 de abril. Durante todo este período, sigamos em comunhão de oração com o episcopado brasileiro, de maneira particular, pelo nosso bispo diocesano.

Pe. Ueliton Neves da Silva
Assessor Diocesano de Comunicação