05 de maio de 2024

Diocese realiza formação sobre a Campanha da Fraternidade 2024

11/12/2023 . Notícias da Diocese

A Diocese de Itabira Coronel Fabriciano promoveu no último sábado (09/12), de 8h às 15 h, na ARPAS, João Monlevade, formação sobre a Campanha da Fraternidade 2024, cujo tema é “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8). O encontro assessorado pela Coordenação Diocesana de Pastoral reuniu em torno de 70 pessoas, Coordenadores Diocesanos de Pastorais Movimentos e Serviços, Diáconos Transitórios e Permanente, Coordenadores de CPPs e Epaps.

Em acolhida calorosa e dinâmica Pe. Márcio Rodrigo Mota, Coordenador Diocesano de Pastoral apresentou o tema e lema da CF 2024 e explicou o objetivo geral da campanha, que visa “Despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social para que, em Jesus Cristo, a paz seja uma realidade entre todas as pessoas e povos.” Além disso, apresentou os três primeiros, dos nove objetivos específicos, incluindo a análise das diversas formas

Dom Marco Aurélio se fez presente acolhendo a todos com amor fraterno e ressaltando a importância da Campanha da Fraternidade, os frutos que ela produz e as realizações que prosseguem nos anos subsequentes. Destacou a importância de fortalecer os grupos de reflexão como caminho para dinamizar a ação pastoral na diocese e ponto forte para aprofundar e dinamizar a Campanha.

O tema “Fraternidade e Amizade Social”, recorda que somos convidados a transformar a divisão em fraternidade substituindo a indiferença e o ódio em amizade social. Já o Lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Cf Mt 23,8), é a presença da Palavra de Deus iluminando a realidade desafiadora em que vivemos e que nos levará a vivenciar a fraternidade e a amizade social.

A formação seguiu o método tradicional da pastoral latino-americana, “ver, iluminar e agir”, baseado no texto-base da Campanha da Fraternidade para explorar o tema e o lema da CF 2024.

O primeiro momento conduzido pela Ir. Silvia Batista, Secretária de Pastoral da Região Pastoral 1 apresentou o “ver” a realidade. Lembrou que a Campanha da Fraternidade foi criada em 1964 por Dom Eugênio Sales. Este ano completa 60 anos de missão em todo Brasil. As edições representam a vida social, os anseios do país, a luta pela igualdade de direitos. Há cada 5 anos acontece de forma ecumênica e repete-se o tema quando é evidenciado que aquele problema ainda é presente ou teve um crescimento considerável nos últimos anos. De forma leve ela fez refletir o contexto pessoal eclesial e social que tem gerado alto grau de animosidade. Apresentou contando com interação de muitos exemplos práticos dos sintomas da falta de amizade social, denominada Alterofobia em nosso meio, conduzindo os participantes a perceber de acordo com o tema e o lema, a beleza da fraternidade humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências, em um caminho de verdadeira penitência e conversão”.

O Segundo Momento “iluminar,” Rosângela Coelho (Zana) orientou com ajuda de textos bíblicos um diagnóstico para essa enfermidade social com base nas escrituras, no magistério da Igreja e no testemunho dos santos. O texto bíblico de Mateus 23,1-12 foi utilizado como inspiração para o lema da CF 2024, “Vós sois todos irmãos e irmãs.” A campanha também implica no cuidado da casa comum. É preciso revigorar a consciência de que somos uma única família humana. Deus é pai de Todos. Reconstruir a amizade social (atitude) alimentado pela palavra de Deus e o ensinamento da Igreja.

No terceiro e último momento, Ana Maria de Sena, Secretária de Pastoral, da Região Pastoral 2, orientou a partir do texto básico, caminhos para o “agir”. O remédio proposto é a “Amizade Social,” que alarga o espaço das relações humanas. Abordou a Coleta Nacional da Solidariedade, que acontecerá no dia 24 de março de 2024, Domingo de Ramos. O valor arrecadado será enviado aos Fundos Diocesanos e Nacional de Solidariedade que ajudam projetos sociais em todo o país que estejam ligados ao tema da campanha. Os participantes foram divididos em grupos por região pastoral para juntos discernir e sugerir e assumir gestos concretos por regional e diocesanamente. Uma boa e necessária constatação é que as ações pastorais propostas em nosso Plano de Ação Evangelizadora e Pastoral 2021-2024 contemplam a proposta da CF 2024 e precisam ser retomadas e dinamizadas.