28 de abril de 2024

Diocese de Itabira-Fabriciano realiza 6º Congresso do Terço dos Homens

21/07/2023 . Notícias da Diocese

No próximo domingo, 23 de julho, a Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano vai realizar o 6º Congresso Diocesano do Terço dos Homens, cujo tema será “Homens do Terço, vocação para a Igreja!”, inspirado no 3º Ano Vocacional, que segue proposta de evangelização feita pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e desenvolvido em todas as dioceses do Brasil em 2023.

O Congresso é realizado a cada dois anos, mas em 2021 foi suspenso em virtude da pandemia da covid-19), e a cidade de Itabira é a sede escolhida para este ano. O evento começará às 8h, com a recepção e café da manhã para as caravanas aguardadas de outros 23 municípios que compreendem a área pastoral da Diocese, entre eles, João Monlevade, Coronel Fabriciano e Ipatinga.

Ainda pela manhã, haverá a entrada da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida trazida diretamente do Santuário Nacional de Aparecida(SP), oração do Ofício de Nossa Senhora, palestra sobre a temática do Congresso com o Pe. Jesu Doss Rayappan, religioso da Congregação de São Luís Maria de Montfort (Monfortinos); e benção dos alimentos com o Pe. Arlindo Ferreira Coura, assessor diocesano para o Teço dos Homens.

Após o intervalo para o almoço, a programação segue com um testemunho, recitação do Terço Mariano e a celebração da Missa pelo Bispo diocesano Dom Marco Aurélio Gubiotti.

A organização estima que o Congresso do Terço dos Homens 2023, em Itabira, reúna em torno de três mil pessoas, entre homens e suas famílias. Aos participantes pediu-se que levem canecas de casa. Os tickets-alimentação foram adquiridos com antecedência nos grupos paroquiais de Terço dos Homens.

Para o coordenador diocesano do Terço dos Homens, Domingos Assis, o movimento veio para ficar na Igreja: “O Terço dos Homens é um movimento de oração permanente presente em várias paróquias, comunidades e grupos pastorais, onde os fiéis meditam os mistérios da vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus, por meio da recitação das Ave Marias”.

Com informações da Pastoral da Comunicação da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano