04 de maio de 2024

28/11/2023 . Notícias da Diocese

Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano celebra festa de Cristo, Rei do Universo

O Reino de Deus é o próprio Jesus Cristo

Vinde benditos de meu Pai!” (Mt. 25,34)

A Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, no último domingo, dia 26 de novembro, celebrou nas três regiões pastorais a Solenidade de Cristo, Rei do Universo e o encerramento do 3º ano vocacional no Brasil. O dia também dedicado aos cristãos leigos e leigas recorda a missão todos, de ser sal da terra e luz do mundo. A Solenidade marca o encerramento do Ano Litúrgico e abre as portas para o Tempo do Advento, marcando o início de um novo ano.

Na Região Pastoral 1, a festa foi realizada na Igreja Matriz da Paróquia São João Batista, em Itabira e contou com um momento de formação sobre a mais recente Exortação Apostólica do Papa Francisco, Laudate Deum, com assessoria do diácono permanente Glemerson. A Santa Missa foi presidida por Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo diocesano, e contou com uma expressiva representação de fieis das comunidades paroquiais da região pastoral, e com a participação de muitos padres, diáconos, seminaristas e religiosas.

Em sua homilia, Dom Marco Aurélio ressaltou que celebrar Jesus Cristo, Rei do Universo é ter a coragem de proclamar diante do mundo que somente Cristo é o sentido último de tudo e de todos, pois apenas Ele é definitivo e absoluto. É afirmar que todo projeto de poder mundano se torna insignificante quando confrontado com o essencial, que é o Reino que Jesus veio trazer. Este Reino é apresentado como uma realidade que Jesus semeou com seu gesto oblativo na cruz, que os discípulos são chamados a edificar e construir na história através do mandamento do amor caritativo.

Na Região Pastoral 2, a festa foi realizada na Paróquia São Miguel, em Rio Piracicaba. A concentração e acolhida dos fieis se deu na Igreja Bom Jesus, de onde seguiram em procissão para a Igreja Matriz, onde foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo Pe. Gustavo Alves, coordenador de pastoral da região. Também esta contou com uma expressiva participação dos fieis, padres, diáconos e seminaristas.

Na Região Pastoral 3, a festa foi celebrada na Comunidade Imaculado Coração de Maria, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Ipatinga. A missa foi celebrada após o momento de formação, adoração e bênção eucarística e foi presidida pelo Pe. Uíldes Flávio, coordenador de pastoral da região.