07 de maio de 2024

Diácono Paulo Henrique de Souza Leal é ordenado Presbítero na Catedral Diocesana

14/02/2024 . Notícias da Diocese

“Cantarei eternamente a misericórdia do Senhor” (Sl 89/88,1)

Na manhã de sábado do dia 10 de fevereiro, na Catedral Diocesana Nossa Senhora do Rosário, no município de Itabira, foi ordenado presbítero para a Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano o Diácono Paulo Henrique de Souza Leal.

Presidida por Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo diocesano, a Solene Eucaristia contou com a presença do clero diocesano e religioso, familiares e amigos e de muitos fiéis vindos das paróquias de origem e de onde o Diácono Paulo esteve em estágio pastoral enquanto seminarista e da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, onde exerce atualmente seu ministério.

O neo-presbítero escolheu por lema sacerdotal “Cantarei eternamente a misericórdia do Senhor” (Sl 89/88,1).

Antes da homilia, o candidato a ordem do presbiterado foi apresentado ao bispo ordenante. Após a imposição das mãos e oração consecratória, o neo-presbítero foi revestido da estola sacerdotal e da casula. Após a unção nas mãos e de ser desatada, pelos seus pais a faixa que as envolvia, o neo-presbítero os abençoou e, após ter recebido as oferendas do pão e do vinho das mãos de Dom Marco Aurélio, foi acolhido pelo bispo diocesano e pelos presbíteros presentes.

Ao final da missa, em seu agradecimento, Pe. Paulo Henrique agradeceu a Deus por tê-lo chamado para o serviço ministerial, ao bispo diocesano pela acolhida no presbitério da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, seus formadores, as paróquias por onde passou em estágio pastoral durante o período de formação no seminário diocesano, aos seus pais e demais familiares, aos padres e diáconos, amigos e a todos que o ajudaram em sua caminhada vocacional e colaboraram para a realização da sua ordenação, em particular, a Catedral Diocesana que a acolheu.

O novo presbítero exercerá seu ministério sacerdotal, na paróquia Nossa Senhora da Piedade, no município de Itabira, no ofício de vigário paroquial, onde já vinha exercendo seu ministério diaconal.

Sua primeira missa foi celebrada na Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade, em Itabira, às 19h30, no mesmo dia de sua ordenação. No dia seguinte, domingo, 11 de fevereiro, às 19h30, o neo-presbítero celebrou a santa missa na Paróquia Santo Antônio, em Coronel Fabriciano.

Que Deus abençoe a vida e o ministério sacerdotal do neo-presbítero.

Fotos: Emerson Rocha – YES!Fotografia

Pe. Ueliton Neves da Silva