26 de julho de 2024

Congresso Diocesano da RCC reúne mais de 600 participantes em Timóteo

06/06/2024 . Notícias da Diocese

Mais de 600 servos e participantes dos Grupos de Oração da Renovação Carismática Católica (RCC) viveram o Congresso Diocesano do movimento nos últimos dias 1 e 2 de junho na Igreja São José de Acesita, na cidade de Timóteo. Com o tema “Amplia o espaço da tua tenda” (Is 54, 2), a programação contou com pregações, workshops, adoração ao Santíssimo, Santa Missa, Congressinho para crianças e adolescentes e um show.

O coordenador estadual da RCC, Daniel Pio (Arquidiocese de Belo Horizonte) e o teólogo e membro do Conselho Nacional da RCC, João Cláudio Rufino (Arquidiocese de São Paulo) foram os convidados para conduzir as pregações ao lado do coordenador diocesano da RCC, Cristóvão Figueiredo (Itabira) e do coordenador diocesano do ministério de Pregação da RCC, Igor Rocha (Timóteo).

Padre Márcio Rodrigo, coordenador diocesano de Pastoral, conduziu um workshop sobre a Sagrada Liturgia e a coordenadora diocesana do Ministério de Formação da RCC, Maria Cristina (Ipatinga), ministrou o segundo momento formativo sobre “Prática dos carismas a serviço do povo de Deus”.
A noite de sábado foi marcada por um show luau com Brais Oss, cantor e instrumentista da comunidade Canção Nova. Ele tocou músicas marcantes na história dos grupos de oração e conduziu intensos momentos de espiritualidade com os participantes.

Durante os dois dias também não faltou evangelização das novas gerações. O Congressinho Diocesano reuniu crianças e adolescentes para o anúncio do evangelho em linguagem e método para cada etapa da vida.

As Santas Missas foram presididas pelo vigário geral Pe. Pascifal José do Nascimento, com participação da comunidade local. A adoração ao Santíssimo foi conduzida pelos diáconos Flávio Pena e Elcy Alvarenga.

Outro destaque foi um momento para retomar a memória e oração pelas lideranças da RCC na diocese desde a década de 80, valorizando a caminhada do movimento e sua contribuição na ação evangelizadora e missionária.

Para o coordenador diocesano da RCC, este congresso foi um divisor de águas para o movimento. “Temos a certeza que saímos com nossas tendas do coração ampliadas para um novo tempo da RCC em nossa Diocese. Esse congresso entra para nossa história e tenho certeza que colheremos muitos frutos na evangelização para a nossa Igreja,” disse Cristóvão Figueiredo.