26 de julho de 2024

Celebração no Dia de Oração pela Santificação do Clero

10/06/2024 . Notícias da Diocese

Na manhã da última sexta-feira, 07 de junho, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, Bispos, padres, diáconos, leigos e leigas se reuniram para rezar pela santificação do clero.

Esta data, instituída por São João Paulo II, é um momento em que a Igreja se une para rezar pelo clero para que, assim como dizia São João Paulo II: “a fim de que sejam ministros de santidade para os homens e mulheres confiados ao serviço pastoral”, tendo em vista “conformarem-se cada vez mais plenamente com o coração do Bom Pastor”.

Na região pastoral 1, na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Santa Maria de Itabira, clérigos e fiéis se encontraram para realizar uma Hora Santa diante do Santíssimo Sacramento e após esta, celebrar a santa missa, que foi presidia por Dom Marco Aurélio Gubiotti, nosso bispo diocesano.

Na região pastoral 2, clérigos e fiéis se reuniram na Igreja Matriz da Paróquia São Miguel, em Rio Piracicaba e na região pastoral 3, com a participação de Dom Odilon Guimarães Moreira, bispo emérito, na Igreja Matriz da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Ipatinga. Após os momentos de oração em cada regional pastoral, os clérigos aproveitaram a oportunidade do encontro para se confraternizarem.

Todos os cristãos são chamados a rezar continuamente pela vocação e perseverança dos presbíteros e diáconos. Este é um dia para que cada fiel deposite no coração de Deus uma prece fervorosa pela santificação do clero, especialmente aquele que cuida da sua comunidade. Uma comunidade que reza ajuda e motiva o seu padre e diácono a rezar ainda mais. E o padre e diácono vendo que a comunidade reza, vê que seu ministério está gerando cada vez mais frutos.

Continuemos a rezar pelo nosso Bispo Diocesano e por todo clero. Rezar pelo clero é ato de gratidão e de generosidade de discípulo-missionário do Sagrado Coração do Cristo.

Peçamos também pelos sacerdotes idosos e enfermos, aqueles que, com amor ofereceram os melhores anos de suas vidas, agora, tomados pela enfermidade e o peso da idade avançada, recebem todo nosso carinho, cuidados especiais e nossas orações. É o povo que não esquece daqueles que marcaram suas vidas, alimentaram e fortaleceram sua fé, agora rezam pedindo pela santificação de todos até o fim.

Povo santo de Deus, lembrem-se sempre de todos os diáconos, padres e bispos que já passaram pela sua vida, que ministraram os sacramentos, sinal visível da presença de Deus agindo em cada um de nós. Os Sacerdotes devem ter o coração de Jesus, manso, compassivo e misericordioso, para que o seu rebanho possa olhar o Padre e perceber nele o bom pastor, a exemplo de Jesus.

A Jornada de oração pela Santificação do Clero trata-se de um dia de unidade, por meio da oração, todos os cristãos são convidados a rezar pelo clero, especialmente pelo de sua própria comunidade.

Em muitas paróquias da nossa Diocese está presente o movimento do Apostolado da Oração, que toda primeira sexta-feira de cada mês, celebrando a Missa Votiva do Sagrado Coração de Jesus e reunindo-se diante do Santíssimo Sacramento rezam pela Igreja, pelo Papa, pelo Bispo Diocesano e pelos Sacerdotes.

Pedimos e agradecemos a Deus por todo o clero que não mede esforços para atender seus fiéis, dando-lhes atenção e carinho necessários. Rezemos para que nunca falte padres em nossas paróquias, para que através das mãos ungidas desses consagrados, possamos ter a Eucaristia, alimento que sustenta nossa fé, esperança e Unidade, principalmente para os nossos irmãos enfermos. Rezemos igualmente pelo ministério diaconal que tantos frutos têm gerado em nossa diocese. Que Deus abençoe nossos diáconos.

Pe. Ueliton Neves da Silva
Assessor Diocesano de Comunicação