05 de maio de 2024

Celebração marca a Instalação da Paróquia São João Batista

17/11/2023 . Notícias da Diocese

No último domingo, a Paróquia São João Batista em Itabira(MG) viveu um momento de grande significado com a Missa de instalação, um evento marcado pela espiritualidade e pela presença de fiéis ansiosos por este dia especial. Neste dia, a antiga Paróquia Nossa Senhora Aparecida passou a se chamar Paróquia São João Batista.

A mudança do nome da Paróquia foi aprovada pelo Bispo Diocesano, Dom Marco Aurélio, junto ao Conselho Presbiteral em 8 de agosto de 2023, mediante ao pedido feito pelo CPP – Conselho Pastoral Paroquial. A mudança da nomenclatura da Paróquia, corrige assim, uma certa dificuldade da população em entender os espaços físicos entre a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e a Comunidade São João Batista, além das dificuldades pastorais e administrativas.

A Missa de instalação de uma paróquia é uma cerimônia na qual uma nova paróquia é oficialmente estabelecida e seu pároco é instalado. Durante a Missa, são realizados rituais e bênçãos que marcam o início formal das atividades pastorais e administrativas da nova paróquia.

A cerimônia foi presidida pelo Bispo Dom Marco Aurélio, que trouxe sua bênção e inspiração à comunidade. Na celebração estiveram presentes Padre Hideraldo, Padre Francis, Padre Otaviano e Padre Alex, também os diáconos Edinaldo e Glemerson.

Neste dia, os paroquianos testemunharam não apenas a instalação da Paróquia, mas também a posse oficial de Padre Hideraldo como pároco, antes ocupando a função de Administrador Paroquial. Sua dedicação e liderança foram reconhecidas, marcando um novo capítulo na história da Paróquia.

Além disso, a comunidade se encheu de alegria ao testemunhar o envio de 26 novos ministros extraordinários da sagrada comunhão e da palavra, prontos para servir e fortalecer os laços espirituais da paróquia. O compromisso destes novos ministros é vital para o crescimento e a prosperidade.

Assim, a Missa de instalação da Paróquia São João Batista não foi apenas um evento litúrgico, mas uma manifestação viva da fé e unidade da comunidade. Que este novo capítulo seja abençoado e guiado pela luz divina, fortalecendo os laços espirituais e o compromisso de todos os paroquianos.