02 de maio de 2024

Celebração do Dia do Catequista no Regional II: Vocação, Graça e Missão

06/09/2023 . Notícias da Diocese

A comemoração do Dia do Catequista no Regional II da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, que ocorreu neste domingo, 3, na Paróquia São Luís Maria de Montfort, em João Monlevade, foi um evento marcante e significativo para todos os envolvidos na missão da catequese. Foi um dia de celebração, reflexão, confraternização e renovação do compromisso com a evangelização. O evento reuniu centenas de catequistas de todas as paróquias do regional, fortalecendo os laços de comunhão e gratidão pela vocação dos catequistas.

As paróquias do Regional II, a saber: São Gonçalo (São Gonçalo do Rio Abaixo), São Sebastião (Bela Vista de Minas), São Sebastião (Dionísio), Santo Antônio de Pádua (Vargem Linda), São Domingos de Gusmão (São Domingos do Prata), São Miguel (Rio Piracicaba), Nossa Senhora do Rosário (Alvinópolis), São José da Lagoa (Nova Era), São José (São José do Goiabal), Nossa Senhora de Fátima (João Monlevade), São José Operário (João Monlevade), Nossa Senhora da Conceição (João Monlevade) e São Luís Maria de Montfort (João Monlevade) estiveram representadas, demonstrando a unidade e o compromisso da catequese em toda a região. Além disso, o evento contou com a presença das Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus e do Secretariado Regional de Pastoral, que enriqueceram o encontro com sua espiritualidade e apoio.

O momento de ação de graças ocorreu na Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Loanda, onde os catequistas foram acolhidos com brindes, café, cantos e brincadeiras. Em seguida, o Padre Jesu Doss fez uma reflexão sobre a vocação e missão do catequista, tendo como base o tema do ano vocacional “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24, 32-33). Foi uma oportunidade de renovar o compromisso com a evangelização e a formação da fé das crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos que participam da catequese.

Após a reflexão, os participantes desfrutaram de um almoço fraterno e continuaram o momento de ação de graças com brincadeiras, adoração ao Santíssimo Sacramento e a Santa Missa presidida pelo Padre Guilherme Brandão e concelebrada pelo Padre Gustavo Alves e pelos diáconos Geraldo Ponciano, Geraldo Afonso, Eduardo Gomes e João Paulo.

Os catequistas presentes também reservaram um momento de oração e silêncio em memória de Monique Jeanne Marie Joseph Leclercq, mais conhecida como Ir. Mônica, irmã dominicana, natural da França, que teve atuação significativa em São Domingos do Prata, desde 1968, e que partiu para a eternidade, neste domingo. Foi um gesto de respeito e carinho por alguém que dedicou sua vida à evangelização.

Um momento especial do evento foi a apresentação do hino do catequista, criado pelas catequistas Jurema Soares e Cida Moreira especialmente para este dia. A letra do hino ressalta a importância da missão do catequista como um ato de amor e enriquecimento da fé, expressando a gratidão pela vocação de servir e educar na fé.

Texto: Carlos Gomes