29 de março de 2024

Alvinópolis recebe abertura da Campanha da Fraternidade no Regional 2

02/03/2020 . Notícias da Diocese

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Alvinópolis (MG), recebeu na manhã desse primeiro Domingo da Quaresma (01), a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2020, na Região Pastoral 2 da Diocese de Itabira-Cel. Fabriciano.

Dezenas de caravanas das 13 paróquias instaladas no Regional compareceram em peso ao encontro que apresentou reflexões sobre o valor e a dignidade da vida, considerando as dimensões pessoal, comunitária, social e ecológica.

A abertura é o ponto de partida do Compromisso Eclesial com a vida, tendo-a como dom e compromisso… Todas Pastorais, Movimentos e Serviços foram convidadas a expor suas ações pastorais na promoção da vida como dom e compromisso. Desta forma, a Abertura da CF 2020 na Região Pastoral 1 contou também com oficinas e rodas de conversas, com os seguintes temas:

1. Saúde Mental – Facilitadora: Raquel Machado;
2. Juventudes – Facilitadores: Pe. Ludugerio e PJ;
3. Meio Ambiente /Ecologia Integral- Facilitadores: Pe. Marco José e Comissão de Meio Ambiente;
4. Família- Dom e Compromisso – Facilitadores: Pastoral Familiar;
5. Espiritualidade e Vida- Facilitador: Diácono Geraldo Evangelista;
6. Pastorais Sociais – Facilitadores: Caritas Diocesana;
7. Terapias Comunitárias – Facilitadora: Marinete;
8. Contação de histórias- Grupo Picumã de Rio Piracicaba.

Todas as oficinas pensadas dentro do Objetivo da CF 2020 e contendo reflexões sobre o valor e a dignidade da vida, considerando as dimensões pessoal, comunitária, social e ecológica, com ações que podem contribuir para a construção de relações que promovam a vida, em vista da superação da indiferença e/ou das diferentes formas de violência, fortalecendo, assim, os valores da fraternidade e da solidariedade. Cada Grupo levantou propostas a serem trabalhadas durante o ano pelas paróquias e pela Região Pastoral 1.

Além do Regional 2, o Regional 1, em Bom Jesus do Amparo (MG), e o Regional 3, em Ipatinga (MG), promoveram eventos de lançamento da CF 2020, que tem como tema “Fraternidade e Vida: dom e compromisso”, e lema “Viu, sentiu compaixão, e cuidou dele” (Lc 10, 33-34).