27 de julho de 2024

29ª edição do Grito dos Excluídos e Excluídas é realizada em Ipatinga

11/09/2023 . Notícias da Diocese

A 29ª edição do Grito dos Excluídos e Excluídas da Diocese de Itabira Coronel Fabriciano aconteceu neste 7 de setembro em Ipatinga. O evento contou com uma participação significativa de pessoas, representantes de sindicatos, pastorais movimentos e serviços, MAB, Caritas Diocesana de Itabira e atingidos da Bacia do Rio Doce. “Você tem fome e sede de quê?” A pergunta foi o lema do 29º Grito dos Excluídos e Excluídas, que tem como tema permanente “Vida em Primeiro Lugar”.

Na ocasião, o Bispo Diocesano Dom Marco Aurélio Gubiotti se fez presente e em sua fala de abertura citou o Papa Francisco que tem, repetidas vezes, falado o refrão: “Todos!, Todos!, Todos! O amor de Deus é para todos”. O Bispo refletiu sobre a importância do Grito como espaço que dá visibilidade aos sem vez e voz de nossa sociedade, de denúncia e compromisso.

Neste dia, houve uma caminhada de 1 hora e meia, saindo do bairro dos Ferroviários para o Bairro Iguaçu, com paradas e denúncias do desmonte da educação, novo ensino médio, municipalização das escolas, privatização da água, atingidos e atingidas da Barragem de Fundão, dentre outras.

O encerramento na Paróquia Nossa Senhora Aparecida no Iguaçu foi uma mística onde o Pe. Marco José reforçou a força do povo que se une e luta por seus direitos e mantém viva a esperança de um novo tempo com a participação popular.

Texto: Ana Maria de Sena – Secretária do Regional 2 e Membro Cáritas