No sábado, 7 de outubro, realizou-se no Centro Pastoral São Judas Tadeu, da Paróquia Cristo Libertador, em Ipatinga(MG), a 2ª Formação com as Comissões Diocesana e Planejamento Pastoral visando o ano 2024.
Após o café e acolhida, seguiu-se para um momento de oração, leitura do evangelho do dia pelo Diácono Permanente Eduardo Coelho Madeira e reflexão feita por Dom Marco Aurélio Gubiotti.
Depois das apresentações, com a grata surpresa da participação da Pastoral dos Surdos com seus coordenadores e o assessor espiritual, Diácono Transitório, Paulo Henrique de Souza Leal, ocorreu a formação e planejamento com o Pe. Pascifal José do Nascimento, o Vigário Geral da diocese.
Antes do intervalo para o almoço, Padre Márcio Rodrigo Mota, Coordenador Diocesano de Pastoral, passou as orientações pastorais.
Na parte da tarde, Dom Marco Aurélio orientou sobre o planejamento 2024, avaliações, comentou sobre o Sínodo dos Bispos em Roma e respondeu algumas perguntas feitas por alguns participantes.
Já o Padre Márcio organizou o encontro das comissões, que foram distribuídas de acordo com os seguimentos: Pastoral, Serviços e Movimentos. Onde reunidos discutiram, refletiram e responderam as questões sobre : Gestão de Planejamento, Atualização Pastoral, Avaliação do Plano de Pastoral e Comunicação Pastoral. Foi um momento de rever os desafios pastorais atuais e planejar o futuro.
Logo após, ocorreu a plenária e o que foi acordado pelas comissões será levado à Cúria para posterior filtragem e aprovação.
Finalizando a formação, Padre Márcio Rodrigo fez os encaminhamentos, concluindo com um momento mariano.
Vale ressaltar o trabalho feito com carinho e esmero do Secretariado Diocesano que não mediu esforços em proporcionar bem estar a todos os participantes.
Vilton Cantarino Silva – Pastoral da Comunicação