Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

10 de janeiro de 2025

Primeira Paróquia na Região Metropolitana do Vale do Aço celebra 75 anos de fundação

14/08/2023 . Notícias da Diocese

O dia 15 de agosto é dupla alegria para os católicos de Coronel Fabriciano, pois neste dia além de comemorar-se a Solenidade da Assunção de Nossa Senhoara, celebra-se os 75 anos da fundação da primeira paróquia na Região Metropolitana do Vale do Aço, a Paróquia São Sebastião, sendo a pioneira instituição religiosa sediada na atual Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA).

Sobre a Solenidade que nos remete a dogma mariano, o Padre Evaldo Souza, vigário da Paróquia São Sebastião, esclarece que é uma verdade de fé que todos os católicos devem assumir e celebrar. Ele destaca que Maria foi elevada ao céu em corpo e alma, uma crença recente que significa sua ressurreição, assim como seu filho Jesus. Ela é glorificada no céu pela graça e bondade de Deus, que a escolheu para ser a mãe de Jesus.

Na liturgia da Igreja no Brasil, a Confederação Nacional dos Bispos costuma transferir a celebração deste dia santo para o domingo seguinte à data. Neste ano, isso ocorrerá em 20 de agosto. Essa tradição envolve a realização de uma Missa solene, com as celebrações centradas na Eucaristia, onde Jesus é o foco, e a verdade sobre Maria Santíssima é relembrada.

O dia 15 de agosto também é significativo para Coronel Fabriciano, marcando os 75 anos da fundação da Paróquia São Sebastião. Essa paróquia é reconhecida como a primeira na Região Metropolitana do Vale do Aço e tem uma relação direta com o município, que também completa 75 anos em janeiro. O Padre Evaldo destaca como esses dois eventos formais estão interligados, demonstrando a conexão entre a fé e a sociedade civil ao longo das décadas.

De acordo com os registros da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, a Paróquia São Sebastião foi estabelecida em 15 de agosto de 1948, marcando a instalação pioneira de uma instituição religiosa na atual Região Metropolitana do Vale do Aço. A construção da Igreja Matriz São Sebastião, iniciada em 1946 pelo Padre Deolindo Coelho, foi concluída em novembro de 1949. Para celebrar este dia, uma Missa será realizada na próxima terça-feira, próximo à Igreja matriz de São Sebastião, localizada no centro da cidade.