Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

29 de outubro de 2020

Papa enviará uma mensagem à ONU, cinco anos após a histórica visita

18/09/2020 . Igreja

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé confirmou que o Papa enviará, depois do dia 22 de setembro, uma mensagem à Assembleia Geral da Nações Unidas. Guterres: será uma sessão de particular importância

Adriana Masotti – Vatican News

“O Papa Francisco falará à ONU, através de uma mensagem”. A comunicação é do Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé Matteo Bruni durante um encontro com jornalistas. “Com uma mensagem o Santo Padre se dirigirá à Assembleia Geral das Nações Unidas, no âmbito da “Semana de Alto Nível”, depois de 22 de setembro”.

Guterres: renovação do pedido de cessar-fogo

A ocasião é a próxima 75ª sessão da Assembléia Geral da ONU, na sede da organização, em Nova York. Ao apresentar esta importante reunião em 15 de setembro passado, o Secretário Geral da ONU, António Guterres, apelou aos governos para que respeitem seu pedido de um cessar-fogo global até o final de 2020, feito em março.

“Hoje o coronavírus é a principal ameaça à segurança global em nosso planeta, e é por isso que, em março, eu pedi um cessar-fogo global”, explicou o Secretário Geral. Falando com os jornalistas Guterres observou que existem alguns fatos positivos: “Do Afeganistão ao Sudão”, disse ele, “vemos novos e promissores passos rumo à paz”. Na Síria, Líbia, Ucrânia e em outros lugares, um cessar-fogo ou a cessação dos combates pode criar espaço para a diplomacia. Também falou sobre o Iêmen onde “estamos pressionando por um cessar-fogo e a retomada do processo político”.

A questão climática e a Covid-19

Antecipando as questões que serão objeto da Assembleia, entre as quais a questão climática, Guterres advertiu sobre a concentração excessiva de gases efeito estufa, que causou o verão mais quente já registrado e incêndios devastadores.

O Secretário Geral da ONU também destacou a importância da reunião: “Este ano será crucial na vida de nossa organização (…) Devemos continuar a responder ao impacto imediato da pandemia do coronavírus, fortalecendo os sistemas de saúde e apoiando o desenvolvimento e a distribuição equitativa de tratamentos e vacinas, mas também devemos nos preparar para construir uma forte retomada, com base na Agenda 2030 e no Acordo de Paris.

Abertura da sessão em 22 de setembro

O novo Presidente eleito para esta sessão da Assembleia Geral é Volkan Bozkir, Embaixador da Turquia. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode ser o único Chefe de Estado a chegar pessoalmente à sede da ONU para seu discurso de abertura no debate geral virtual que se realizará na próxima terça-feira, 22 de setembro. Na verdade, todas as medidas de precaução, como o distanciamento físico, necessário neste tempo pandêmico, serão observadas.

A visita do Papa Francisco às Nações Unidas

Cinco anos atrás, em setembro de 2015, o Papa visitou a sede da ONU em Nova York, uma etapa histórica na sua viagem pastoral aos Estados Unidos. Na ocasião dirigiu aos representantes de todas as nações um amplo discurso no qual pediu que fosse dada atenção especial aos pobres e à questão da mudança climática. “O mundo – afirmava o Papa – pede soluções urgentes e eficazes”.

Fonte e Foto: Vatican News