Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

05 de outubro de 2022

Em viagem ao Cazaquistão, Papa envia telegramas a 9 países

13/09/2022 . Igreja

Nas cerca de 6h30 de voo rumo à peregrinação de diálogo e paz ao país asiático, Francisco dirige uma mensagem aos chefes de Estado dos países sobrevoados. Desta vez, o voo papal passou por 9 nações: Itália, Croácia, Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Montenegro, Bulgária, Turquia, Geórgia e Azerbaijão.

A viagem apostólica ao Cazaquistão oficialmente começou na manhã desta terça-feira (13), precisamente às 7h36 no horário italiano, quando o Papa Francisco partiu para o país asiático com o objetivo de participar do Congresso dos Líderes das Religiões Mundias e Tradicionais. O Pontífice tem agenda programada até quinta (15) na capital Nursultan.

Durante as cerca de 6h30 de voo, o Papa enviou mensagens dirigidas a cada chefe de Estado dos países sobrevoados. A começar pela Itália, quando deixou o país do Aeroporto Internacional de Fiumicino e mandou um telegrama ao presidente Sergio Mattarella, saudando inclusive o povo italiano, ao qual acompanha “com votos de serenidade e harmonia, unido em oração a Deus pelo bem e o progresso de toda a nação”.

Após o telegrama em italiano a Mattarella, as outras mensagens seguiram em inglês. Ao presidente da República da Croácia, Zoran Milanović, em Zagreb, o Papa também enviou votos àquela população, “invocando as bênçãos de Deus sobre a nação”, rezando para que Ele possa conceder a todos “dons de unidade e paz”.

Ao sobrevoar o espaço aéreo de Bósnia-Herzegovina, Francisco se dirigiu ao presidente Šefik Džaferović em Sarajevo e, saudando àquele povo, assegurou “a certeza das minhas orações por todos na nação”.

Já ao presidente da República da Sérvia em Belgrado, Aleksandar Vučić, e ao presidente de Montenegro em Podgoritza, Milo Đukanović, o Papa enviou votos e orações para Deus “conceda a todos Suas abundantes bênçãos”. Ao sobrevoar a Bulgária, Franciscou saudou o presidente em Sófia, Rumen Radev, e assegurou orações a Deus para abençoar “todos na nação com Seus dons de alegria e paz”.

Já ao presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, em Ancara, o Papa enviou sua saudação junto “às orações pela paz e prosperidade de todos na nação”. Ao sobrevoar a Geórgia, Francisco saudou o presidente do país, Salome Zurabishvili, em Tiblíssi, e toda a população ao assegurar orações e bênçãos de Deus com “Seus dons de fraternidade, serenidade e paz”.

Por fim, ao sobrevoar a República do Azerbaijão antes de chegar ao Cazaquistão, o Papa enviou um telegrama ao presidente em Baku, Ilham Aliyev, dizendo: “invoco sobre todos vocês as bênçãos divinas de fraternidade e paz”.

Andressa Collet – Vatican News
Imagem capa: Francisco durante o voo que o levou ao Cazaquistão (Vatican Media)