Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

20 de abril de 2024

Edições CNBB publica 2ª edição especial da Carta Apostólica do Papa sobre o significado e o valor do presépio

17/11/2022 . Igreja

Com a aproximação do período do Advento, a Editora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Edições CNBB, publicou a 2ª edição especial da Carta Apostólica do Papa Francisco “Admirabile Signum” sobre o significado e o valor do presépio.

“O Sinal Admirável do Presépio, muito amado pelo povo cristão, não deixa de suscitar admiração e encanto. Representar a natividade de Jesus equivale a anunciar, com simplicidade e alegria, o Ministério da encarnação do Filho de Deus”, diz o Papa em sua carta.

A publicação retoma a origem, os símbolos, os significados, os valores e as tradições presentes no presépio para a celebração do Natal. Trata-se de uma carta que, nas palavras do Santo Padre, “pode ajudar a se preparar para o Natal, pois representar o acontecimento da natividade de Jesus equivale a anunciar, com simplicidade e alegria, o Mistério da encarnação do Filho de Deus”.

Com a Carta, o Papa quer encorajar a tradição das famílias para que preparem o presépio nos dias que antecedem o Natal, como também o costume de montá-lo nos ambientes de trabalho, nas escolhas, nos hospitais, nos estabelecimentos prisionais e nas praças. “Um verdadeiro exercício de imaginação criativa, que ocorre aos mais variados materiais para produzir pequeninas obras-primas de beleza”, diz.

“Não é importante a exata forma como se monta o presépio, pode ser sempre igual ou pode mudar a cada ano. O que conta é que ele fale à nossa vida. Por todo o lado e na forma que for, o presépio narra o amor de Deus, o Deus que se fez menino para nos dizer quão próximo está de cada ser humano, independente de sua condição”, salientou o Papa Francisco.

A 2ª edição especial da Carta Apostólica do Papa Francisco “Admirabile Signum” sobre o significado e o valor do presépio está disponível para venda no site da Edições CNBB. Para adquiri-la acesse (aqui).

CNBB