23 de abril de 2024

Dom Maurício da Silva Jardim: “Meu coração agradece” sobre a indicação da Ir. Regina da Costa Pedro, como nova diretora das POM Brasil

02/12/2022 . Igreja

Nesta quinta, 1º de dezembro, Dom Maurício da Silva Jardim, bispo da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga (MT), concedeu entrevista falando sobre o anúncio do Dicastério para a Evangelização dos Povos, no Vaticano, indicando Ir. Regina da Costa Pedro, PIME, como nova diretora das Pontifícias Obras Missionárias (POM) do Brasil.

Diretor nacional entre 2016 a 2022, Dom Maurício fala sobre a sua gratidão por ter vivido a experiência junto às POM. “Estou concluindo esse mandato de 6 anos a frente das Pontifícias Obras Missionárias (POM) como diretor nacional, hoje bispo em Rondonópolis-Guiratinga no Mato Grosso. Meu coração agradece, no espírito de ação de graças, por tantas pessoas que eu conheci e por tudo aquilo que eu aprendi nestes anos de vida missionária através das Obras Pontifícias, a Infância e Adolescência Missionária, a Propagação da Fé e a União Missionária. Foram tantas as atividades que participei em assessorias, assembleias no Brasil, na América, as assembleias em Roma, os encontros com o Papa, tudo ajudou a aumentar ainda mais a minha consciência missionária e o horizonte missionário da Igreja que não tem fronteiras”.

O bispo fala sobre o anúncio de Ir. Regina como a primeira mulher a assumir a direção nacional das POM. “Essa semana nós recebemos a alegre notícia do Dicastério para a Evangelização dos Povos com a nomeação de Ir. Regina da Costa Pedro, das Irmãs da Imaculada, que tem uma experiência missionária ad gentes, uma excelente formação acadêmica e que tem um testemunho missionário de fé madura e comprometida. Ser a primeira mulher diretora das POM aqui no Brasil também é um destaque importante. Desejo à Ir. Regina um fecundo e abençoado trabalho. Tenho certeza que ela irá contribuir através de seu testemunho e sua vida missionária, ajudando a Igreja do Brasil a ser cada vez mais uma Igreja em estado permanente de missão”.

Dom Maurício finaliza agradecendo e lembrando da preparação do 5º Congresso Missionário Nacional. “Saio com o coração agradecido pela experiência de 6 anos nas POM, pelas pessoas que pude conviver e juntos construir, sobretudo dentro do Concelho Missionário Nacional (COMINA) e também os Congressos Missionários. Ir. Regina terá a missão de ajudar a preparar o 5º Congresso Missionário Nacional que vai acontecer na Arquidiocese de Manaus (AM) e tem como tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”. Muito obrigado às pessoas que me acompanharam na direção das Pontifícias e continuamos unidos, agora aqui na Diocese de Rondonópolis-Guiratinga”, finalizou o bispo.

Acompanhe o áudio de Dom Maurício da Silva Jardim: