Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

26 de outubro de 2021

Beatificação de Pauline Jaricot, fundadora da Pontifícia obra da Propagação da fé, é anunciada para maio de 2022

08/10/2021 . Igreja

Pauline Jaricot será beatificada em 22 de maio de 2022. O anúncio foi feito pelo Secretário-Geral das Pontifícias Obras Missionárias (POM) na França, Gaëtan Boucharlat de Chazotte, por meio de uma mensagem em vídeo, recebida pela Agência Fides. O fundador da Associação para a Propagação da Fé e o Movimento do Rosário Vivo será elevado à honra dos altares de Lyon no dia 22 de maio, no bicentenário da fundação da Pontifícia Obra para a Propagação da Fé (POPF), durante a celebração eucarística presidida pelo prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Luis Antonio Tagle.

Maria Jaricot (1799-1862), fundadora da Pontifícia Obra para a Propagação da Fé, foi declarada Venerável em 25 de fevereiro de 1963, por São João XXIII. Em 26 de maio de 2020, o Papa Francisco autorizou a publicação do decreto que reconhece o milagre atribuído à intercessão do Venerável.

Nascida em uma família rica em Lyon, após 15 anos de vida rica, ela experimentou sofrimento físico e espiritual, contexto em que teve uma profunda experiência de Deus, por meio dos sacramentos.

O perdão e a oração profunda a levaram a superar um grave trauma e a partir daquele momento sua vida mudou radicalmente. Paulina veio consagrar sua vida a Deus por voto solene na capela de Nossa Senhora de Fourvière em Lyon e se dedicou exclusivamente a servir a Deus nos pobres e enfermos, visitando diariamente hospitais e incuráveis, colocando ataduras em suas feridas e oferecendo palavras de conforto. A ajuda aos necessitados foi acompanhada por uma vida de intensa oração, recebendo a Eucaristia diariamente, intercedendo pela conversão dos pecadores e pela evangelização do mundo.

Percebendo as dificuldades econômicas das missões, Pauline promoveu iniciativas de arrecadação de fundos: assim nasceu o que mais tarde seria chamado de “Obra de Propagação da Fé”, que foi oficialmente fundada em 3 de maio de 1822.

Campanha Missionária no Brasil distribui santinho de Paulina 
Para animar o mês missionário, foram distribuídos para todas as dioceses do Brasil santinhos com a Oração Missionária. A imagem escolhida neste ano é de Paulina Jaricot, em vista das celebrações previstas para 2022.

Presente em 130 países, as POM celebram no próximo ano os 200 anos da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, 100 anos de elevação do caráter pontifício das Obras e 400 anos da Congregação para a Evangelização dos Povos.

Acesse aqui o santinho com a oração do mês missionário

Fonte: Agência Fides e Pontifícias Obras Missionárias (POM)
CNBB