Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

24 de janeiro de 2021

Angola. Diocese de Lwena lança aplicativo com a Bíblia em 4 línguas nacionais

06/08/2020 . Igreja

Já está disponível o aplicativo informático, que contém a Bíblia Sagrada em quatro línguas nacionais da região leste de Angola, nomeadamente “Tchokwe, Luchazes, Lunda-Ndembo e Luvale”. O lançamento oficial teve lugar nesta terça-feira (04/08), na diocese do Lwena. Para além da Bíblia, o referido aplicativo contém igualmente o Missal católico nas referidas línguas.

Anastácio Sasembele – Luanda, Angola

O Bispo da Diocese do Lwena, D. Jesus Tirso Blanco, destacou a importância do aplicativo no processo de evangelização dos povos do leste de Angola.

“Há toda a necessidade dos cristãos evangelistas terem cada vez mais o domínio das línguas nacionais, a fim de que a difusão do Evangelho seja mais abrangente no interior das comunidades”, defendeu D. Tirso.

Com sede na cidade do Lwena, o território da província do Moxico é povoado actualmente por mais de 700 mil e 500 habitantes dos grupos etnolinguísticos Tchokwe (com maior número), Luvale, Bundas, Luchazes, Lunda-Ndembo, Umbundu, entre outras pequenas etnias.

Administrativamente, a província do Moxico, a maior de Angola, subdivide-se em nove municípios: Alto – Zambeze, Bundas, Luacano, Luau, Luchazes, Léua, Moxico (sede), Cameia e Camanongue e 21 comunas.

A comunidade diocesana, entusiasmada com a iniciativa, olha para o aplicativo informático como uma ferramenta de valor que surge para complementar o processo de evangelização.

Nesta senda, fiéis e missionários ao serviço da diocese destacaram a importância do conhecimento das línguas nacionais entre os fiéis, já que todos os povos têm o direito de ouvir o Evangelho de Jesus Cristo na língua materna.