Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

24 de novembro de 2020

Advento on-line é a nova proposta dos dominicanos na França

17/11/2020 . Igreja

A iniciativa dos dominicanos da cidade de Lille, no norte do país, intitulada “Advento na cidade”, começa em 29 de novembro, no primeiro domingo de Advento. A série de meditações em preparação ao Natal vai buscar um caminho para a paz, visto o clima de violência e tensões sociais exacerbadas pelo período de lockdown no país, confinamento, desconfianças e preocupações.

Manoel Tavares – Vatican News

A iniciativa em modalidade on-line intitulada “Advento na cidade” terá início em 29 de novembro, no primeiro domingo de Advento. Assim, os dominicanos da cidade de Lille, no norte da França, oferecem uma série de meditações em preparação ao Natal. Com base no versículo 9,6 do profeta Isaías, as reflexões terão como tema: “O Príncipe da Paz vem!”.

O caminho para a paz

Em recente encíclica, o Papa Francisco recorda que não há fraternidade sem paz, verdade e reconciliação. Mas, o clima de violência e as tensões sociais, exacerbadas pelo confinamento, desconfianças e preocupações, não facilitam o caminho para a paz. No entanto, segundo os dominicanos, apesar da obscuridade do inverno e na epidemia de ódio e medo, “o Príncipe da Paz vem”.

Por isso, a iniciativa “Advento na cidade” convida a nos preparar para que o Natal não seja um evento banal, mas uma celebração espiritual para a nossa vida. “Acolhamos a verdadeira paz que Jesus nos traz no Natal”, exorta o Padre Fhilippe Verdin, responsável pelo evento. Os dominicanos colocarão à disposição dos internautas um calendário do período de Advento para que a preparação ao Natal deste ano seja, mais do que nunca, um tempo de esperança: “Eis a tarefa dos cristãos no mundo de hoje: irradiar esperança e servir a paz! A paz reflete o rosto do Menino Jesus”.

O portal dos religiosos de Lille vai propor todos os dias do Advento, a partir de 29 de novembro, reflexões e cantos. Nas semanas que precedem a celebração natalina, quatro sacerdotes abordarão temáticas diversas: “Paz nas famílias”; “Paz nas comunidades cristãs”; “O Espírito Santo suscita a paz entre os Povos”; “Jesus, Príncipe da Paz, na vida de cada homem”.

Enfim, no calendário do “Advento on-line”, os dominicanos de Lille proporão um método concreto para ser “artesãos da Paz” e, todas as manhãs, até o dia de Natal, recitarão as Laudes matutinas.

Fonte: Vatican News
Crédito de Foto: AFP or licensors